Siga o OTD

Natação

Felipe Lima será o único brasileiro a competir em Pequim pela Copa do Mundo

Dos cinco brasileiros que conseguiram no Troféu José Finkel o índice para disputar o Mundial de piscina curta, que será realizado em dezembro no Canadá, apenas Felipe Lima vai participar da etapa de Pequim da Copa do Mundo de natação, que será disputada de sexta a domingo na capital chinesa.

Como não se classificou para a Olimpíada, Felipe Lima tem participado de todas as etapas da Copa do Mundo como preparação para o Mundial, já os outros quatro, Felipe França, Thiago Simon, Nicolas Santos e Etiene Medeiros, que defenderam o país na Rio 2016, preferiram ficar de fora da competição na China para se poupar e descansar do desgaste que foi a preparação olímpica.

Garantido no Mundial nos 100m peito, Felipe Lima participou das três primeiras etapas da Copa do Mundo, todas elas disputadas depois da Olimpíada, e subiu quatro vezes ao pódio.

Em Paris, Felipe Lima ficou com a medalha de bronze nos 50m peito, apenas três centésimos a frente do francês Florent Manaudou, que recentemente resolveu trocar a natação pelo handebol. O vencedor da prova foi o recordista mundial Cameron Van der Burgh, da África do Sul. Nos 100m, a vitória ficou outra vez com o sul-africano, enquanto o brasileiro ficou em quarto.

Em Berlim, o desempenho foi o mesmo: bronze nos 50m e quarto lugar nos 100m. Mas os melhores resultados foram obtidos em Moscou. Felipe Lima ficou com a prata nos 50m e com o bronze nos 100m. O detalhe é que em todas as etapas disputadas até agora, o vencedor das duas provas foi Cameron Van der Burgh, campeão olímpico dos 100m peito em Londres e medalha de prata no Rio, certamente um dos grandes favoritos ao título no Mundial do Canadá.

A exemplo do que fez nas três primeiras etapas, Felipe Lima vai nadar as duas provas em Pequim. A primeira será as eliminatórias dos 50m peito a partir das 10h25 de sexta (22h25 de quinta no horário de Brasília). Se conseguir um dos oito melhores tempos, disputa a final às 19h16 (7h16 de sexta no horário de Brasília).

No sábado, ele cai na piscina para a disputa das eliminatórias dos 100m peito às 10h28 (22h28 de sexta no horário de Brasília) e a final está marcada para 19h21 (7h21 de sábado).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Natação