Siga o OTD

Handebol

Cansado, campeão olímpico rival de César Cielo troca natação por handebol

Florent Manaudou entrou para a história da natação ao impedir César Cielo de conquistar o bicampeonato olímpico na Olimpíada de Londres em 2012. O francês ficou com a medalha de ouro, enquanto o brasileiro teve que se contentar apenas com o bronze. Quatro anos depois, o desempenho não foi o mesmo, mas mesmo assim ele subiu ao pódio da prova com a medalha de prata. Mas pouco mais de um mês depois dos Jogos do Rio, o rival de Cielo fez um anúncio surpreendente: vai trocar a natação pelo handebol. O francês, inclusive, já está treinando a nova modalidade no clube da comuna de Aix-en-Provence.
A revelação foi feita em uma entrevista para a agência de notícias France Press. “Saindo do ciclo de quatro anos coroados com medalhas olímpicas, quero me preservar e ainda assim ter o prazer que tem sido meu motor principal nesses oito anos. Por isso, eu decidir fazer um parênteses do meu treinamento triplo diário (duas sessões de natação e uma de musculação), seguindo como um nadador em ativa, mas que competirá em certas competições este ano”, afirmou o atleta, que além da prata nos 50m livre, ganhou outra também no revezamento 4 x 100m livre.
Em um comunicado em março deste ano, Manaudou já havia deixado aberta a possibilidade de mudar de esporte. O francês de 25 anos praticou handebol durante uma década quando estava no colégio. “Eu sou bom no esporte e tive a chance de ter um patrimônio genético que me permite ser explosivo. Tenho vontade de seguir no handebol. Não sei se será em dois, quatro ou oito anos, mas, se eu conseguir, um dia, jogar a nível profissional, será genial para mim”, declarou.
Como a troca de esporte ainda não é definitiva, Manaudou vai diminuir o número de competições de natação, mas vai nadar o que já tinha agendado para este ano: um meeting no Taiti em outubro e o Campeonato Francês em novembro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol