Siga o OTD

Natação

Atletas do SESI desembarcam para o Meeting Open Méditerranée

Na reta final da preparação para o Maria Lenk, quatro atletas da equipe sênior seguiram para Marselha, onde participarão da primeira competição internacional do ano

Divulgação Sesi-SP

Com objetivo de preparar e testar os quatros nadadores da equipe sênior do Sesi-SP, Etiene Medeiros, Daynara de Paula, Sabrina Todão e Raphael Oliveira, para o Troféu Brasil/Maria Lenk – competição que vale vagas para o Mundial e o Jogos Pan-Americanos –  o técnico Fernando Vanzella embarcou com os atletas nesta semana para Marselha, na França, onde participarão da sua primeira competição internacional. O Meeting Open Méditerranée acontece de 22 a 24/3 e contará com atletas de diversas nacionalidades, sendo seis medalhistas de ouro em Jogos Olímpicos e nove campeões mundiais.

“É uma competição preparatória de alto nível, estamos indo com os principais atletas da equipe do Sesi-SP, que visam a seletiva para o campeonato Mundial e o Pan-Americano. Iniciamos a primeira etapa do trabalho em São Bernardo com a análise física, técnica, biomecânica e psicológica preparando eles para o período de competições ao longo do ano. Após esse campeonato na França teremos ainda uma avaliação mais precisa por meio das filmagens e de uma análise biomecânica”, explicou Vanzella.

Depois de terem participado dessa mesma competição em 2014 pela seleção brasileira, os atletas desembarcam na França em 2019 agora com o uniforme do Sesi-SP. “Desde 2013 o Sesi-SP entende a importância de ajudar esse trabalho de levar os atletas a esse nível de competição. Um dos pontos fortes da nossa estrutura é oportunizar essa experiência aos nossos atletas”, disse o técnico.

O centro de treinamento francês, onde serão realizadas as provas do Meeting Open Méditerranée, possui uma piscina de 50 metros, a mesma dimensão onde serão realizadas as provas para a seletiva do Troféu Maria Lenk, campeonato que será realizado de 16 a 21 de abril onde serão conhecidos os atletas convocados para o Mundial, que acontece entre os dias 21 e 27 de julho e os jogos Pan-Americanos, de 6 a 10 de agosto.

“Estou muito feliz de ter essa oportunidade para participar de um campeonato na França. Vai ser muito importante para gente, porque daqui um mês teremos a seletiva que vale vaga para classificação do Pan-Americano e Mundial. Nesse tipo de competição podemos testar nossa performance e também ver como está o desempenho dos nossos adversários”, declarou o atleta Raphael Rodrigues, que compete nas provas do nado peito.

Laboratório Olímpico no Rio de Janeiro

Além da preparação técnica realizada no Centro de Rendimento Esportivo do Sesi de São Bernardo, a equipe sênior da natação realizou um camp de treinamento intensivo e preparação física especial no Laboratório Olímpico do parque aquático Maria Lenk no Rio de Janeiro.

“Todas as vezes que vamos ao Rio de Janeiro é para dar uma estudada a mais em nosso corpo e na nossa recuperação dentro e fora da água. Esse laboratório olímpico viabiliza diversos testes de pós e pré-treino. Isso ajuda muito nossa comissão técnica para organizar a taxa de nível do nosso treinamento. O Sesi-SP consegue ter esse olhar diferenciado para preparação do atleta”, relatou Etiene Medeiros.

Segundo o técnico Fernando Vanzella, é o terceiro ano que o Sesi-SP propícia uma semana com toda a equipe sênior e comissão técnica concentrada fazendo avaliação de cada atleta, na qual são submetidos a vários exames como força, fisiológicos, bioquímicos e antropométrico, usados para identificar alguns aspectos que possam ser analisados e aprimorados dentro do programa de treinamento.

“Após os testes conseguimos obter uma avaliação completa do atleta. Isso ajuda na preparação e ajustes de treinos porque conseguimos cada vez mais nos aproximar dos resultados e desempenhos ótimos de cada atleta”, finalizou Vanzella.

Mais em Natação