Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Susana Schnarndorf bate marca nacional dos 150m medley

Além de ter aberto a competição com a quebra de um recorde brasileiro, Susana Schnarndorf verá neste sábado, 20, a pré-estreia de um filme que contará a história da sua vida.

Susana Schnarndorf
Divulgação/Nissan

Começou na manhã desta sexta-feira, 19, a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Natação. A competição acontece até domingo, 21, no CT Paralímpico, em São Paulo, e tem na gaúcha Susana Schnarndorf um de seus destaques. A atleta de 51 anos terá um fim de semana agitado: além de ter aberto a competição com a quebra de um recorde brasileiro, ela verá neste sábado, 20, a pré-estreia de um filme que contará a história da sua vida.

O evento no CT Paralímpico tem inscritos 259 atletas de 72 clubes. As instituições, técnicos e nadadores disputam ainda premiações que somam R$ 65 mil. Organizada pelo CPB, a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Natação contará com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova. Além da sessão da manhã desta sexta, haverá ainda no período da tarde, a partir de 17h (confira a programação completa abaixo).

Susana Schnarndorf estreou na competição com uma medalha de prata nos 50m costas, classe S4. A nadadora do Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, registrou o tempo de 59s78. Em seguida, caiu novamente na água, e obteve o ouro dos 150m medley (SM4), com o tempo de 3min11s72 – três segundos abaixo do seu próprio recorde brasileiro. “Estou muito feliz com este resultado, era meu objetivo para esta competição. Três segundos foi uma melhora muito boa”, disse.

O sucesso na piscina do CT Paralímpico também será refletido fora das competições. Neste sábado, haverá a pré-estreia de “Um Dia Para Susana”, documentário que conta a trajetória da atleta, diagnosticada em 2005 com um síndrome chamada MSA, múltipla falência dos sistemas e, desde então, dedica-se ao esporte paralímpico. O filme foi produzido de 2013 até os Jogos Paralímpicos do Rio 2016, em que Susana conquistou uma medalha de prata.

A obra da produtora Clubsoda Filmes terá sua pré-exibição no Shopping Frei Caneca, neste sábado, 20, a partir das 21h45. O filme, dirigido por Giovana Giovanini e Rodrigo Boecker, será exibido na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos maiores e mais tradicionais festivais de cinema do Brasil. “Estou na maior ansiedade para o lançamento do filme e para este fim de semana cheio de emoções. Já assisti ele e me emocionei bastante, pois é incrível ver a sua história contada numa tela de cinema. No fim, é o que deixarei para inspirar as pessoas a não desistirem”, completou Susana.

O Campeonato Brasileiro encerra o calendário nacional da modalidade em 2018. Anteriormente, foram disputadas quatro fases regionais e duas nacionais do Circuito de natação. O torneio ainda servirá como preparação para a próxima temporada. Em 2019, dois são os maiores desafios internacionais da modalidade: o Campeonato Mundial, em Kuching, na Malásia, de 29 de julho a 4 de agosto, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia