Siga o OTD

Nado Artístico

Torneio virtual de nado artístico terá seletiva online

Evento será a primeira competição feita 100% de forma virtual da modalidade

Atletas brasileiras serão avaliadas por uma plataforma virtual (Instagram/cbdaoficial)

O mundo está se adaptando ao período de isolamento por conta da pandemia do coronavírus. Entre lives, treinos online e novas experiências, a União Americana de Natação (UANA) promoverá o primeiro torneio Online UANA de Nado Artístico. Por isso, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) fará, nesta quinta-feira (11), uma seletiva virtual para a competição. 

+ Volta nos esportes aquáticos brasileiros terá quatro fases

A CBDA disponibilizará um link para a plataforma Zoom, onde juízes brasileiros e o atual preparador físico das seleções Júnior e Sênior farão a avaliação de acordo com os critérios e regras divulgados pela UANA. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Segundo Maurício Pradal, supervisor de nado artístico da CBDA, a seletiva será um desafio e destacou o “novo normal” ocasionado pela pandemia do coronavírus. 

“Quem poderia imaginar o nado artístico competindo fora da água? A UANA imaginou e agiu. Isso nos impulsionou ainda mais neste momento tão difícil de isolamento social, por causa da pandemia mundial da COVID-19. Essa seletiva virtual vai movimentar o nado Aatístico brasileiro e espero que seja, acima de tudo, divertido para todos os envolvidos”, disse. 

Os critérios da seletiva do torneio, assim como número de atletas por categoria, informações, protocolos, tempos de habilidades e exemplos de vídeos estão disponíveis neste link.

Inovação tricolor

Seguindo na onda tecnológica que a pandemia proporcionou, a equipe de nado artístico do Fluminense está usando a criatividade para manter a forma física e técnica. Atletas e técnicas têm cumprido os exercícios diários passados pelo preparador físico do clube, além de aulas de dança, Zala e até mesmo intercâmbio virtual com equipes estrangeiras.

A CBDA promoverá uma seletiva virtual para um torneio online de nado artístico organizado pela União Americana de Natação (UANA)
Fluminense tem tradição no nado artístico (Divulgação/FFC)

“Estamos tentando nos reinventar. É complicado porque o nado artístico precisa da água. O corpo vai sentir muita falta da piscina, mas estamos fazendo tudo que podemos. Sempre nos reunimos por videoconferência para estudar adversários, seleções de outros países, para melhorar nossa criatividade e saber o que podemos criar para duetos e equipes. Estamos tentando tirar o máximo de proveito dos treinos durante essa pandemia,” disse Twila Cremona, técnica da equipe tricolor e do dueto brasileiro que disputará vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Mais em Nado Artístico