Siga o OTD

Nado Artístico

Seletiva define seleções do sul-americano e do mundial júnior

Para Buenos Aires serão 14 mulheres e dois homens e para o mundial a seleção será formada por 15 meninas e um menino

Seletiva nacional de nado artístico
(Satiro Sodré)

A seletiva nacional de nado artístico será realizada a partir desta sexta-feira (29) até o próximo domingo (1), no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O evento formará duas seleções: uma para o Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos e o outra para Campeonato Mundial Júnior da modalidade.

Para a seleção brasileira que irá ao Sul-Americano de Buenos Aires, serão convocadas via seletiva nacional 14 mulheres e dois homens. A seleção que irá ao Mundial Júnior de nado artístivo, que ainda não possui data nem local definidos, será formada por 15 meninas e um menino.

+ Flamengo e Paineiras são campeões do Brasileiro

De acordo com os critérios de convocação, farão parte da seleção Sênior atletas nascidas em 2005 ou antes. Para a seleção júnior, serão convocadas atletas dos anos 2002, 2003, 2004 e 2005. Não será permitida a inscrição de atletas que não tenham o ano de nascimento dentre os acima estabelecidos.

Mackenzie definido

As atletas do Mackenzie chegam à seletiva nacional de nado artístico preparadas e mirando alto, após um ano de conquistas importantes, dentro e fora do Brasil. Jullya Costa Magalhães, que completa 18 ainda neste ano, tentará a categoria Sênior.

Catarina Ribeiro Botelho de Sousa Troncha e Vitória Diegues Brasil, nascidas em 2003, com 16 anos completos em 2019, participarão nas duas categorias, assim como Ana Clara, que chegou aos 14 anos em outubro.

São 30 atletas disputando posição entre as juniores e 28 entre as nadadoras sênior. As médias de idade das competidoras são 15 anos e 18 anos, respectivamente, em cada grupo.

“É um momento muito importante pra elas, que mesmo muito novas, vão competir e medir forças com atletas mais velhas, mais experientes e que inclusive já estiveram na seleção nacional. Isso traz um ganho de experiência importante”, comenta a treinadora da equipe Simone Formiga. “Além disso, é uma forma de elas continuarem treinando e se preparando, agora, no final do ano, já para a nossa agenda de competições de 2020”, completou.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Avaliação antropométrica

A avaliação antropométrica, que observa medidas corporais das atletas, ocorrerá no dia 29, às 14h30. A prova de elementos será realizada no sábado pela manhã, às 9h. Já a prova de rotina acontecerá no período da tarde, a partir das 14h30.

No domingo, será realizado o teste de aptidão físico-técnica, com início às 7h30. O resultado final será calculado na porcentagem estabelecida para cada etapa da seletiva.

A nota de elementos comporá 30% do total final, rotina será 40%, a aptidão física somará 25% e a avaliação antropométrica 5%. A comissão julgadora selecionará as melhores pontuações da seletiva nacional de nado artístico.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Nado Artístico