Siga o OTD

Maratona Aquática

São Sebastião sedia 1º Nacional Interclubes de Revezamento

Divulgação/CBDA

Pela primeira vez, CBDA organiza um Campeonato Interclubes de Revezamento de maratona aquática; São Sebastião será a sede do evento

A cidade de São Sebastião, no litoral de São Paulo, entrará para a história das Maratona Aquática do Brasil. No próximo domingo (23), será realizada o 1º Campeonato Nacional Interclubes de revezamento da modalidade organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos em território nacional.

O formato da prova, com dois homens e duas mulheres, faz parte da nova política da Fina e do COI visando a equiparação de gêneros. Já pensando na possível inclusão da prova no programa olímpico nas edições de 2024 e 2028, o gerente de Maratonas Aquáticas da CBDA, Nilson Garbaz, valoriza a ação da Confederação para a realização da prova.

“Este será o nosso primeiro Campeonato Interclubes de revezamento. É uma prova que vem sendo incluída em todos os eventos da Fina, no modelo que vamos seguir nesta etapa”, disse.

“É uma prova que vai seguindo a nova visão da Fina de equiparação de gêneros, com quatro atletas (dois homens e duas mulheres) nadando 1250 metros cada um. Por ter a intenção de equiparar os gêneros, existe uma grande chance de ser incorporada no programa olímpico futuramente. Então, nós já estamos nos preparando”, completou.

A competição reunirá atletas de todas as idades em uma das praias mais propícias para a realização de provas de Maratonas Aquáticas.

“Nós vamos receber atletas de todas as categorias. Do infantil ao sênior. Todos ainda estão se adaptando a esse novo revezamento e fizemos uma parceria com a Federação Aquática Paulista para a realização desta competição”, finalizou o gerente de Maratonas Aquáticas da CBDA.

Mais em Maratona Aquática