Siga o OTD

Maratona Aquática

Após perder patrocínio, Poliana tem preparação para Mundial salva pelo COB

Por Fernando Gavini

Medalha de bronze na maratona aquática na Rio 2016, Poliana Okimoto estreia na temporada 2017 neste sábado. A brasileira vai disputar a primeira etapa da Copa do Mundo em Viedma, na Argentina, mas o ano começa com muito mais dificuldades do que a nadadora esperava após a conquista olímpica. Dos quatro patrocinadores que ela tinha, já perdeu um e corre risco de perder outro. Além disso, a participação dela no circuito mundial só foi garantida graças ao socorro de última hora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“O COB vai bancar as viagens de todas as etapas pelo menos até o Mundial. Aliás, o pessoal do COB tem sido sempre ponta firme com a gente. Não temos uma vírgula para falar deles, sempre são muito prestativos, ótimos profissionais. O COB vai socorrer a gente neste momento”, contou Ricardo Cintra, marido e técnico de Poliana Okimoto.

A principal competição de 2017 será o Mundial de Esportes Aquáticos, que será disputado entre 14 e 30 de julho em Budapeste, na Hungria. Até lá estão previstas três etapas da Copa do Mundo. Além da primeira, neste sábado, em Viedma, na Argentina, vai haver uma em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 11 de março, e outra em Setúbal, em Portugal, no dia 24 de junho. Pelo menos, nessas a participação de Poliana Okimoto está garantida graças à ajuda do COB.

“As etapas do circuito mundial são essenciais tanto para a Poliana quanto para a Ana Marcela (Cunha) e o Allan (do Carmo). Temos que estar sempre competindo com os rivais. Então é importante fazer as etapas”, acredita Ricardo Cintra, que ainda não sabe, no entanto, como vai ser depois do Mundial, quando serão disputadas as etapas de Lac St. Jean/CAN (27 de julho), Lac Megantic/CAN (12 de agosto), Chun’an/CHN (15 de outubro) e Hong Kong/HKG (21 de outubro).

A situação é insólita para uma atleta que deveria estar valorizada depois da medalha conquistada na Olimpíada. “Infelizmente as coisas não melhoraram, pelo contrário. Dos quatro patrocinadores que a Poliana tinha, ela perdeu o Correios e talvez perca mais um. Por incrível que pareça, o que está pegando com esse patrocinador é a idade dela, que tem 33 anos”, lamentou Ricardo Cintra, sem querer revelar qual a empresa que está prestes a deixar de apoiar a nadadora.

“Simplesmente estão dificultando para renovar ou pondo como condição renovar só para um ano. A gente sente que estão desconfiados de que a Poliana não vai chegar até 2020. A gente fica chateado porque sabe que não é a realidade. Eu sinto que a Poliana está no auge. Além da crise econômica do país, que dificulta encontrar patrocinadores, tem esse problema da idade. Ela tem que ficar provando a todo momento que não está velha. Quem convive o dia a dia com ela sabe o quanto isso é absurdo”,  desabafou o treinador.

Além dos problemas com os patrocinadores, outra coisa que atrapalha o planejamento de é a crise política e financeira vivida pela CBDA. Depois de denúncias de corrupção na entidade, o presidente Coaracy Nunes chegou a ser afastado, mas recuperou o cargo na Justiça. O sucessor do dirigente, que está no poder desde 1988, será definido nas eleições de março. Seja quem ganhar, terá que administrar a confederação com um orçamento extremamante reduzido.

“Nem a data da seletiva para o Mundial ainda foi marcada com essa confusão de verba e de problema político na CBDA. Isso atrapalha muito porque esporte de alto rendimento é detalhe. A gente já vai sair atrás das adversárias estrangeiras porque a maioria já tem definida a equipe para o Mundial”, reclamou o treinador.

Apesar do cenário não ser animador, Ricardo Cintra garante que Poliana Okimoto segue firme em busca de bons resultados. “A gente quer medalha. Não estamos satisfeitos”, afirma o técnico da atleta que, além da medalha de bronze olímpica, foi campeã mundial em 2013.

Além de Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Betina Lorscheitter vão participar da etapa de Viedma no feminino. No masculino, os representantes brasileiros serão Allan do Carmo e Fernando Ponte. A prova começa às 16h30 no horário de Brasília e terá transmissão ao vivo pelo site do evento: www.lapatagonesviedma.com.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Maratona Aquática