Siga o OTD

Maratona Aquática

Allan do Carmo e Fernando Ponte empatam em 1º na Copa Brasil

Allan do Carmo e Fernando Ponte empataram na batida de mão na final da Copa Brasil de Maratona Aquática, Viviane Jungblut venceu no feminino

Grandes atletas para uma grande chegada. Allan do Carmo e Fernando Ponte, os dois atletas da seleção brasileira de maratonas aquáticas, protagonizaram um grande encerramento na prova de 5 km da I Etapa do XXIII Campeonato Brasileiro da modalidade. Viviane Jungblut foi a grande vencedora da disputa feminina realizada na manhã deste domingo (25), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Também neste domingo, aconteceram as provas de 5 km e 2,5 km da Copa Brasil.

A disputa masculina foi acirrada do começo ao fim. O pelotão que teve a ponta dividida sempre entre Allan do Carmo, Fernando Ponte e Alexandre Finco. No fim da prova, Allan do Carmo e Fernando Ponte, da ACEB-BA e Grêmio Náutico União, respectivamente, dividiram o primeiro lugar com o tempo de 55s47. Luiz Gustavo Barros, também do GNU, surpreendeu e terminou com o bronze.

“Foi uma prova excelente e que acabou no empate com o Fernando. O ritmo foi muito intenso e isso nos deixa bastante animados para as etapas da Copa do Mundo que vamos disputar esse ano. Agora é seguir treinando de olho em Doha”, disse.

“Eu acabei saindo um pouco atrás no sprint final, então tive que fazer muita força para chegar junto ao Allan, o que é uma honra para mim. Nós temos que focar agora nas etapas da Copa do Mundo e vamos nos esforçar para representar o Brasil da melhor forma possível”, falou.

No feminino, ao contrário da disputa entre os homens, Viviane Jungblut venceu novamente com facilidade. A gaúcha desbancou as conterrâneas Betina Lorscheitter e Marina Amorim e venceu a prova com o tempo de 59s57.

“O fato do feminino largar junto ao masculino me favorece um pouco e isso foi importante para a minha prova. Estou feliz com o resultado. Essa etapa, no meu planejamento, era para avaliar como está o treinamento para Doha e estou satisfeita com o que eu consegui fazer aqui”, completou.

Segundo o supervisor de maratonas aquáticas da CBDA, Ricardo Ratto, as duas competições foram brilhantes do ponto de vista técnico, segurança e organização.

“Nós fomos recebidos muito bem pelo Grêmio Náutico União e pela Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos. O local é espetacular para a disputa de provas da maratona aquática e nós, da CBDA, só podemos agradecer a todos os envolvidos nessa competição”, relatou.

O presidente da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos, Mauro Quadros, valorizou a realização da prova em Porto Alegre e espera repetir a dose na temporada 2019.

“Foi uma competição brilhante graças ao empenho de todos que participaram. Para nós, é uma satisfação e um orgulho muito grande de ter os melhores maratonistas do país na nossa cidade, no nosso estado e protagonizar uma competição como essa”, explicou.

Na pontuação geral de clubes da prova de 5 km do Campeonato Brasileiro, melhor para o Grêmio Náutico União que somou 1167 pontos. O segundo colocado foi o Clube Curitibano, que fez 194 pontos e, em terceiro, terminou o Circulo Militar de São Paulo, com 180 pontos.

Mais em Maratona Aquática