Siga o OTD

Maratona Aquática

Com novidades, Porto Alegre recebe Brasileiro e Copa do Brasil

Com novidades, Porto Alegre recebe Brasileiro e Copa do Brasil
Divulgação/CBDA

O Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de maratonas aquáticas terão mudanças para este ano.

O Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de maratonas aquáticas terão, em 2018, muitas novidades. A principal delas é a realização da prova em distância olímpica em todas as etapas do circuito realizado durante o ano. Essa e todas as outras inovações da nova gestão da modalidade estrearão na primeira etapa das duas competições, que serão realizadas em Porto Alegre, a partir da próxima quinta-feira (22), terminando no dia 25.

O objetivo é melhorar o que já está indo bem. Depois da medalha de bronze de Poliana Okimoto na Rio 2016 e de mais um título Mundial de Ana Marcela Cunha, em Budapeste, em 2017, a intenção é fazer com que mais nomes importantes surjam na modalidade.

De acordo com o supervisor de maratonas aquáticas, Ricardo Ratto, uma das principais novidades é a realização da prova de 10 km em todas as etapas do Campeonato Brasileiro durante 2018. “A distância olímpica, que antes era disputada só em algumas etapas do Brasileiro, será realizada em todas as etapas. O objetivo é fortalecer essa prova visando as Olimpíadas, visando medalhas olímpicas. Esse é o objetivo principal do nosso trabalho”, disse.

Em paralelo ao sonho olímpico, o trabalho de massificação da maratona aquática também é feito. Para isso, a prova de 2,5 km foi incluída nas etapas da Copa do Brasil para a temporada 2018.

“A criação da prova de 2,5 km na Copa do Brasil possibilita a participação de atletas que não se sentem preparados para competir em distâncias maiores. Muitas vezes são participantes que estão iniciando na modalidade”, afirmou.

“Nosso país é um celeiro de atletas, tem um litoral maravilhoso, tem praias, rios, lagos, represas, nós temos todas as condições para a prática da maratona aquática”, finalizou.

Mais em Maratona Aquática