Siga o OTD

Maratona Aquática

Betina Lorscheitter e Fernando Ponte têm semana agitada

Divulgação

Na semana que vem, Betina Lorscheitter e Fernando Ponte irão disputar duas competições no Rio de Janeiro. Os atletas da seleção brasileira de maratonas aquáticas e do Grêmio Náutico União (RS) terão pela frente o Open de natação e o Rei e Rainha do Mar. 

No Open, que será realizado na UNIFA entre os dias 6 e 9, Betina irá nadar os 800m livre e Fernando, os 1500m. Já no dia 10, na praia de Copacabana, acontece o Rei e Rainha do Mar, onde ambos irão disputar o ‘Desafio Elite’. O Brasil será representado por duas equipes mistas, com quatro atletas em cada uma. Betina fará parte da Brasil Verde, junto com Viviane Jungblut, Leonardo de Deus e Guilherme Costa. A outra equipe nacional, a Brasil Amarelo, terá Fernando Ponte, Poliana Okimoto, Anna Marcela e Allan do Carmo.

Betina comentou a respeito do Rei e Rainha do Mar: “É sempre uma prova bem disputada, com grandes nomes da maratona aquática mundial. Nos outros anos foram duplas, e dessa vez vão ser equipes. Uma proposta diferente, que promete trazer muita emoção para essa disputa. Um percurso com 400m nadando e 50m correndo na areia de Copacabana para cada atleta por vez. A corrida é o diferencial dessa prova. É quando os atletas têm contato com a torcida do público que enche a praia para acompanhar o desafio”.

Atual campeão brasileiro de maratonas aquáticas, Fernando falou a respeito das duas competições: “Na semana que vem eu nado o Open. Nado os 1500m livre na quarta-feira. A expectativa é de melhorar minha marca. Faz algum tempo que não baixo, porque estou focando mais na maratona. Mas eu venho de uma temporada boa, então acho que é possível. Quero buscar uma boa qualificação, ficar entre os oito do Brasil nessa prova. Já no domingo participo do Rei e Rainha do Mar, onde a preparação começa antes. Há provas na sexta, no sábado e no domingo tem a prova principal, que é o ‘Desafio Elite’. Estou com uma expectativa muito boa. Vai ser uma prova um pouco diferente das que estou acostumado. Ela tem a parte da corrida, que é um pouco mais curta. Vai ser uma grande festa e espero finalizar o ano com chave de ouro. A equipe é muito boa. Estou orgulhoso e honrado por participar e competir ao lado deles. Vai ser uma competição muito boa, com muitos atletas ‘top ranking’ do mundo”.

Mais em Maratona Aquática