Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela e Breno Didier vencem Campeonato Santista

Ana Marcela supera campeã olímpica e vence Troféu Maria Lenk
Isabela Carrari

Largando de uma balsa, cerca de 400 atletas participaram na manhã desse domingo (24) da disputa do Campeonato Santista de Águas Abertas, em sua 4ª etapa, Moacyr Rebello dos Santos (Moa). Os vencedores foram Breno Didier e Ana Marcela Cunha, ambos da Unisanta/Fupes.

Breno estava satisfeito. “Pela primeira vez venci uma prova no Campeonato Santista, estou muito contente. Também foi importante para a pontuação, já estava na terceira colocação, essa vitória me ajuda a melhorar. A lardaga da balsa é um diferencial”, disse o vencedor em 29min19s.

Os atletas embarcaram no Ferry Boat, de onde a balsa seguiu até a a altura do canal 6, ponto em que eles saltaram no mar. Nadaram por 2.000 metros até faixa de areia, na direção do Posto, no Boqueirão.

O secretário de esportes, Sadao Nakai, falou sobre a proa. “Esta etapa é especial. Tanto para os atletas, quanto para os funcionários da Semes que atuam na competição. E a realização dessa prova só é possível porque o Dersa é parceiro do Esporte. Foi mais um desafio vencido por todos e que mostra que o trabalho para resgatar a tradição da Cidade nas competições de águas abertas está dando resultado.”

Tri-campeã mundial vence mais uma

Assim como nas três etapas anteriores, Ana Marcela Cunha foi absoluta entre as mulheres. Completou a prova em 32min27s. Mesmo com o calendário de provas internacionais apertado, marcou presença em todas as provas.

“Faço questão de participar sempre que possível. Sei da importância dessa competição, daqui podem sair atletas que estarão na seleção brasileira nadando pelo mundo a fora. Serve como preparação para as comptições que tenho frente. A secretaria de esportes está de parabéns pela organização”.

No Mundial de Esportes Aquáticos, realizado na Hungria, em julho, Ana Marcela trouxe a de ouro nos 25km, tornando-se tricampeã mundial, e duas de bronze nos 5km e 10km.

Moa

Nascido em São Paulo, mas radicado em Santos, Moacyr Rebello dos Santos, o Moa, iniciou na natação no Clube de Regatas Saldanha da Gama, na década de 50. Foi campeão brasileiro nos 50 metros borboleta em 1955 e 1956.

Também defendeu clubes como o Internacional e a Santa Cecília e representou o país nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo. Como treinador trabalhou no Saldanha da Gama, Internacional, Santa Cecília, Hebraica, Corinthians e Seleções Paulista e Santista.

Resultados

Masculino

Breno Didier (Unisanta/Fupes) – 29min19s

Renan Antunes (Internacional) – 30min06s

Higor Silva – 30min10s

Feminino

Ana Marcela Cunha (Unisanta/Fupes) – 32min27s

Marcela Nicolau (Circulo Militar) – 36min46s

Raissa de Souza (Internacional) – 39min39s

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Maratona Aquática