Siga o OTD

Maratona Aquática

Com touca especial, Ana Marcela homenageia Ayrton Senna

Ana Marcela Cunha homenageará o eterno campeão de F1 na prova que marca volta desde pausa em função da pandemia

Ana Marcela Ayrton Senna Maratonas Aquáticas Travessia Capri-Napoli
Foram elaboradas somente três toucas especialmente para esta prova de Ana Marcela na Itália (Divulgação)

Faz mais de seis meses que Ana Marcela Cunha competiu pela última vez. Em fevereiro, na etapa de Doha do Circuito Mundial, ela conquistou a medalha de prata. Depois da pausa forçada devido à pandemia de coronavírus, a brasileira já tem data para voltar. No dia 6 de setembro, a atleta entra no mar na 55ª edição da Travessia Capri-Napoli, evento que a nadadora fará uma homenagem ao Ayrton Senna com uma touca especial.

Foram elaboradas somente três toucas especialmente para esta prova na Itália. Elas retratam o inesquecível capacete verde e amarelo e possuem a anuência do Instituto Ayrton Senna. “Nasci em 1992 e infelizmente não vivi a época dele. Não tive o prazer que as pessoas contam de vê-lo na pista correndo. Mas é incrível como o espírito competitivo dele me ensinou a desafiar o que parece ser impossível. Ele deixou um grande legado, que é transformar meus sonhos de atleta em realidade”, contou Ana Marcela.

Tetracampeã mundial de maratonas aquáticas, Ana Marcela faz esse tributo ao tricampeão mundial de Fórmula 1 no ano que o piloto completaria 60 anos. A nadadora volta a encarar o percurso total de 36km, entre a Ilha de Capri e a cidade de Nápoles, na Itália, após seis anos de ausência.

Ela disputou a prova em 2010 e 2014, venceu nas duas vezes e segue sendo a recordista da disputa com o tempo de 6h24min47s.

Jogos de Tóquio e histórico olímpico

Já classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, Ana Marcela terá mais uma competição em setembro. A nadadora participará do Campeonato Francês de 25 a 28. A brasileira já competiu em dois Jogos Olímpicos. Em Pequim-2008, a atleta terminou na quinta colocação a prova dos 10 km da maratona aquática. Já na Rio-2016, ela ficou em 10º lugar. Em 2019, foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima.

+ CBDA convoca atletas e técnicos para ações com a base

Ana Marcela Ayrton Senna Touca Travessia Capri-Napoli Maratonas Aquáticas
Ana Marcela disputa Travessia Capri-Napoli com touca em homenagem ao Ayrton Senna (Divulgação)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Realmente ainda não encaixou os 10 km perfeitos em Jogos Olímpicos. Em 2008, minha primeira Olimpíada, tinha 16 anos e cheguei à Vila olhando Kobe Bryant, Michael Phelps e César Cielo, campeão olímpico. Não tive amparo para chegar com outra cabeça. Em 2012, infelizmente, não me classifiquei e, em 2016, tive problema no percurso, mas detesto dar desculpas e não foi dia para disputar uma medalha”, disse Ana Marcela, em live veiculada no Instagram do Olimpíada Todo Dia no dia 30 de junho.

Mais em Maratona Aquática