Siga o OTD

Maratona Aquática

CBDA convoca maratona aquática para a Missão Europa

Sete nadadores de águas abertas acompanharão o grupo que viaja para treinar em Portugal; situação era diferente há três semanas, quando só Ana Marcela Cunha estava garantida

CBDA convoca atletas da maratona aquática para a Missão Europa
Sete atletas da maratona aquática irão viajar a Portugal (Instagram/allandocarmo)

O pedido de Allan do Carmo foi atendido. A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) convocou, nesta sexta-feira (17), os atletas da maratona aquática para a Missão Europa. Serão sete nadadores indo para a Europa, onde iniciarão suas retomadas aos treinamentos depois do período de isolamento social causado pela pandemia.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A delegação, que embarca para Portugal no dia 8 de agosto, será composta por Ana Marcela Cunha, Alexandre Finco, Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Fernando Ponte, Henrique Figueirinha e Victor Colonese.

“A Missão Europa será fundamental para a retomada dos atletas brasileiros. Ana Marcela já possui a vaga e treina diretamente para Tóquio, mas os homens e a Viviane Jungblut – que está com a equipe de Natação para os treinos em Portugal – ainda buscam uma vaga nos Jogos Olímpicos. Quanto antes seja essa retomada em segurança, melhor para os nossos atletas”, falou o diretor de Maratonas Aquáticas da CBDA, Sergio Silva. 

Grande mudança

A situação da maratona aquática era bem diferente no final de junho. Àquela época, apenas Ana Marcela Cunha havia sido convidada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) a retomar suas atividades de preparação no programa “Missão Europa“, que levará atletas do Brasil já classificados para os Jogos do Japão ou em vias de para treinar em Portugal. Em uma live com o Olimpíada Todo Dia, o nadador Allan do Carmo reclamou da situação.

“Eles [CBDA] lançaram um site falando de todas as modalidades [contempladas no ‘Missão Europa’], e a maratona aquática masculina foi a única que não foi contemplada. A gente fica na expectativa da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) dar um suporte pra maratona aquática. Acho que é uma coisa merecida,” comentou o nadador em live ao Olimpíada Todo Dia no dia 23 de junho.

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) convocou, nesta sexta-feira (17), os atletas da maratona aquática para a Missão Europa. Allan do Carmo irá a Portugal
Em busca de vaga em Tóquio, Allan do Carmo integrará Missão Europa )Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

À época, a CBDA explicou que faria o possível para levar mais atletas que nadam em águas abertas.

Ao todo, foram disponibilizadas mais de 30 vagas na Missão Europa para os atletas dos esportes aquáticos.

Nesta sexta-feira, mais de 70 atletas, de seis modalidades (boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, nado artístico e natação) do Time Brasil embarcam para Portugal. Vale lembrar que a viagem é optativa. 

Mais em Maratona Aquática