Siga o OTD

Maratona Aquática

Allan do Carmo pede apoio maior à maratona aquática masculina

Em live com o OTD, nadador fez apelo para a modalidade ser contemplada no grupo que irá treinar em Portugal; CBDA tenta outra vaga já que, por hora, só Ana Marcela Cunha está confirmada

Com Ana Marcela, maratona aquática estreia no Maria Lenk
Allan do Carmo deseja integrar o Missão Europa (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Após muito tempo fora das águas por conta da pandemia do coronavírus, o baiano Allan do Carmo finalmente poderá voltar a competir. Nessa terça-feira, foi confirmado que ele e a sua conterrânea e companheira de maratona aquática, Ana Marcela Cunha, participarão da Madeira Island Ultra-Swim (MIUS), competição marcada para 12 de setembro, na Ilha da Madeira, em Portugal.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A preparação dos dois atletas das águas abertas e, acima de tudo amigos, entretanto, é bastante diferente. Já classificada para Tóquio, Ana Marcela foi convidada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) a retomar suas atividades de preparação no programa “Missão Europa“, que levará atletas do Brasil já classificados para os Jogos do Japão ou em vias de para treinar em Portugal e que já tem mais de 200 atletas confirmados. Allan do Carmo, porém, não foi convidado, mesmo ainda tendo chances de chegar à Olimpíada.

“Eles [CBDA] lançaram um site falando de todas as modalidades [contempladas no ‘Missão Europa’], e a maratona aquática masculina foi a única que não foi contemplada. A gente fica na expectativa da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) dar um suporte pra maratona aquática. Acho que é uma coisa merecida,” comentou o nadador em live ao Olimpíada Todo Dia, nesta terça-feira (23).

Situação momentânea

A CBDA já divulgou que pretende levar ao menos 32 atletas para Portugal. Desses, 22 serão da natação, sete dos saltos ornamentais, dois do nado artístico e apenas um da maratona aquática. Para Allan do Carmo, a decisão é injusta, em virtude dos resultados conquistados por sua modalidade nos últimos anos.

“Acho que a maratona aquática tem que ser vista com carinho. Foi a única modalidade a ser medalha em 2016 [Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro], nos últimos mundiais tivemos medalha. Desde 2009 pra cá, a maratona sempre está sempre medalhando… Então acho que é merecido a CBDA dar suporte ao maior número de atletas possível. Estamos na expectativa,” comentou o nadador baiano.

Plano B

Allan do Carmo contou ainda que caso o convite para integrar o ‘Missão Europa’ não venha, já tem uma possível alternativa para treinar ao lado de Ana Marcela Cunha.

+Sem piscinas, Ana Marcela usa aparelho para ‘nadar no seco’

Em live com o OTD, o nadador de águas abertas, Allan do Carmo, fez um apelo a CBDA e ao COB para integrar o Missão Europa e iniciar sua preparação para a busca da vaga olímpica em Portugal; maratona aquática só tem Ana Marcela Cunha confirmada
Allan do Carmo, em competição antes da pandemia; baiano deseja integrar o “Missão Europa”, do COB (Instagram/allandocarmo)

“Eu já venho em conversa com o meu clube, que é o Yatch Clube da Bahia, pra me ajudar se não houver o apoio da CBDA e do COB para que eu possa ir fazer o treinamento lá [em Portugal] com ela [Ana Marcela Cunha].

O baiano ainda busca a vaga e usará o MIUS como preparação para o Pré-Olímpico, adiado para 29 e 30 de maio do ano que vem.

Mais em Maratona Aquática