Siga o OTD

Maratona Aquática

Clube gaúcho fatura cinco de seis medalhas no Brasileiro de maratona aquática

O Circuito do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas chega à reta final com as etapas realizadas em Inema, em Salvador/BA. A primeira das duas provas finais, disputada em 7,5km, teve um grande vencedor: O Grêmio Náutico União/RS. No masculino, Samuel de Bona e Luiz Gustavo Barros, ambos do GNU, ficaram com ouro e prata. Victor Colonese, da Unisanta, levou o bronze. Entre as mulheres, as três primeiras são do clube gaúcho: Betina Lorscheitter, Viviane Junglut e Gabriela Ferreira.

Samuel destacou que há oito anos nada em Inema, que conhece bem e gosta do percurso. Ele afirmou que a prova foi boa e que a experiência no mar de águas quentes e com alta salinidade do mar da base naval faz diferença. Betina também  disse ser muito acostumada com as características da praia e falou do momento especial das maratonas aquáticas, com o bronze olímpico de Poliana Okimoto.

— Eu fiz questão de ir ao Rio de Janeiro para assistir as maratonas nos Jogos Olímpicos. Fiquei pensando que daqui a quatro anos eu não estarei apenas assistindo, mas participando. Eu acho que posso e vou trabalhar muito para isso. A medalha da Poli foi muito merecida. Nos Jogos do Rio, além de ficar feliz pela modalidade de um modo geral, vibrei pelo resultado dela porque já treinei com ela e achei que era o que faltava na sua carreira tão especial. Para nós foi um incentivo incrível.

Betina completou a prova em 1h40m08s0 com pouco mais de um segundo de diferença para Viviane (1h40m09s0) e Gabriela (1h40m11s0).  O Minas Tênis fez a quarta colocada, Carolina Bilich, que chegou a estar disputando o pódio em vários momentos da prova.  No masculino Samuel bateu no pórtico de chegada após 1h31m28s0 de prova, com Luiz Gustavo um segundo atrás (1h31m29s0) e Victor Colonese (1h31m30s0).

O técnico do Grêmio Náutico, Kiko Klaser, falou sobre o sucesso da agremiação nas maratonas aquáticas.

— Embora a gente tenha ficado um pouco frustrado por não ter conseguido lugar nos Jogos Olímpicos, vemos um futuro bom pela frente. Esses atletas ainda têm ao menos dois ciclos olímpicos pela frente, pois nas maratonas os atletas tem uma vida ativa bem longa. Estamos com bastante apoio e temos aqui uma equipe estruturada, com 14 pessoas das quais 12 são atletas. Isso possibilita um crescimento — explicou.

Viviane e Victor no topo do ranking– Sábado, 22/10, todos voltam ao mar da Base Naval de Aratu para a prova de 5km, a quinta e última etapa do Circuito do Campeonato Brasileiro. Até a disputa desta quinta-feira, 20/10, o Grêmio Náutico também fechará o topo do ranking brasileiro feminino, pois Viviane está na liderança com 136 pontos, seguida de Gabriela (106) e Betina (99). No masculino a briga está mais acirrada entre Victor Colonese (128) e Samuel de Bona (121). Luiz Gustavo está em terceiro (106).

O sábado também define a terceira Copa do Brasil, com sua sétima e última etapa. A competição é realizada desde 2014 e conta com provas apenas de 5 km e premiações apenas dentro das faixas etárias.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Maratona Aquática