Siga o OTD

Maratona Aquática

Atletas se reúnem na inauguração do Centro Aquático Samir Barel

Com presenças ilustres, Centro Aquático Samir Barel, em Campinas, é inaugurado e promete revolucionar os padrões da maratona aquática no Brasil.

Atletas se reúnem na inauguração do Centro Aquático Samir Barel
Matheus Nunes/Epichub

Praticante de maratona aquática desde 2007, Samir Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis, sendo o único brasileiro a conquistar a Tríplice Coroa das Águas Abertas: o Canal da Mancha, a Volta a Ilha de Manhattan e o Canal da Catalina. Agora mais técnico do que atleta, Samir Barel inaugurou, na última quarta-feira (31), o Centro Aquático Samir Barel, em Campinas, um novo espaço reservado para o aperfeiçoamento técnico de praticantes amadores e profissionais de natação.

E para a festa de inauguração, Samir reuniu oito grandes nomes do esporte olímpico brasileiro para compartilharem suas experiências dentro de fora das competições: André Heller, Cassiano Leal, Henrique Martins, Igor de Souza, Ítalo Manzine, Juraci Moreira, Poliana Okimoto e Ricardo Cintra. “É uma satisfação enorme receber tanta gente boa aqui. Todos vieram sem receber nada, vieram porque são grandes esportistas. Todos possuem relatos marcantes e emocionantes que deixam mensagens muito importantes. Ouvir histórias como essas ajudam a transformar vidas”, disse o ultramaratonista.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Ao lado de Thiago Vinhas, especializado em avaliações físicas, Samir criou uma nova metodologia para todos que praticam ou desejam entrar na maratona aquática. O método pretende capacitar professores e treinadores de academias, clubes e assessorias esportivas para treinamentos de triatletas e maratonistas aquáticos, tudo com um controle individualizado dos treinos, respeitando a individualidade de cada um.

Samir ainda firmou uma parceria com a prefeitura de Campinas e irá receber crianças carentes para terem aulas no Centro Aquático. “Olha, até me emociono. Essa é uma parte fundamental do projeto. Fazer a diferença na vida dessas crianças é uma grande recompensa. É devolver um pouco do que eu sempre recebi”, completou o dono da festa.

E a inauguração foi toda centralizada em uma roda de conversa com perguntas para os oito atletas olímpicos que prestigiaram o evento. André Heller, campeão de quase tudo no vôlei, fez a alegria dos presentes, com muita irreverência, simplicidade e alegria. “Eu realmente não sei o que estou fazendo aqui. Todos vocês são de outro mundo, eu não consigo nem boiar direito na água”, disse o atleta, arrancando risos da plateia.

A grande atração mesmo foram as presenças de Poliana Okimoto e dos técnicos Ricardo Cintra e Igor de Souza, nomes obrigatórios quando o assunto é maratonas aquáticas.

“É um prazer estar aqui para falar da minha modalidade. Eu sei que tenho esse papel de referência e preciso seguir atuante, mesmo fora das águas. Os amadores já descobriram a enorme paixão que as maratonas aquáticas proporcionam, mas não podemos deixar o alto rendimento de fora dessa onda. Esse Centro Aquático irá unir esses dois mundos e engrandecer a modalidade”, disse a medalhista olímpica.

Ricardo Cintra, técnico de Poliana, também falou sobre a conquista, mas ressaltou a caminhada até o bronze na Rio-2016. “Nós chegamos com uma bagagem muito boa para a terceira olimpíada. Todos os erros cometidos nas outras edições serviram de aprendizado. Foi uma construção de anos até a medalha, não foi por acaso”.

E o assunto que mais rendeu na roda de conversa com os atletas foi sobre o talento nato. Nenhum dos presentes defendeu essa ideia, e todos foram para a linha de raciocínio de que os verdadeiros campeões são os mais dedicados nos treinos.

“Isso é uma enorme besteira. Michael Jordan, Michael Phelps e Oscar Schmidt. Todos eles eram extremamente dedicados nos treinamentos. Ficavam horas depois que todos iam embora. O que pode ser identificado é a aptidão. Isso sim. Com o trabalho e dedicação, a aptidão pode se transformar em talento”, disse o técnico Igor de Souza, que segue buscando novos atletas e promovendo a maratona aquática no Brasil.

O Centro Aquático Samir Barel fica localizado dentro do Centro Esportivo Careca Sport Center na Rodovia Campinas-Mogi Mirim, km 114,5

Mais em Maratona Aquática