Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha fatura sua nona medalha de ouro em 2019

Ana Marcela Cunha venceu nove das 12 provas internacionais que disputou em 2019 e ainda levou duas medalhas de prata

Fernando Possenti

Ana Marcela Cunha continua tendo uma temporada praticamente perfeita. A nadadora baiana venceu na noite desta sexta-feira a etapa de Nantou, no Taiwan, da Série Mundial de maratona aquática. Foi a nona medalha de ouro da brasileira em 2019 em 12 provas internacionais disputadas. Além disso, ela ganhou duas pratas e teve como único “deslize” o quinto lugar na prova dos 10km do Mundial, que a classificou para a Olimpíada de Tóquio.

A prova desta sexta-feira foi vencida por Ana Marcela Cunha com o tempo de 2h02min37s. Ela chegou 2,4s a frente de Arianna Bridi, que ficou em segundo, e a 2,6s de Rachele Bruni, que terminou em terceiro. As duas nadadoras que completaram o pódio são da Itália.

Apesar de ter vencido cinco das seis etapas que disputou da Série Mundial de maratona aquática, Ana Marcela Cunha está em segundo lugar no ranking da temporada porque perdeu duas etapas da competição por conta das participação nos Jogos Pan-Americanos.

Rachele Bruni, que disputou todas as oito etapas e só venceu uma, é a líder com 5050 pontos, 350 a frente de Ana Marcela Cunha. Para ser a campeã da temporada, a brasileira precisa ganhar a última prova, que será disputada em Chun’An, na China, e torcer para que a italiana não passe da sexta colocação.

Campeã da temporada em 2018, Ana Marcela Cunha e seu técnico, Fernando Possenti, no entanto, não colocaram a conquista da Série Mundial como objetivo para a temporada. O que eles queriam era a vaga olímpica, que foi conquistada, e conseguir uma constância de resultados, que foi conquistada de forma impressionante. Por mais que não conquiste o título de novo, dificilmente a brasileira não será eleita novamente a melhor do mundo da maratona aquática.

O ano de Ana Marcela Cunha tem sido quase perfeito. Ela começou a temporada, em fevereiro, vencendo a etapa de Doha da Série Mundial. Em maio, como preparação para o restante da temporada, a brasileira foi competir no Campeonato dos Estados Unidos e voltou de lá com a medalha de ouro nos 10km e a prata nos 5km.

Na sequência do torneio norte-americano, Ana Marcela embalou três etapas seguidas da Série Mundial com prata em Seicheles e ouro em Setúbal, em Portugal, e Balatonfured, na Hungria.

Foi a preparação perfeita para o Mundial, que aconteceu em julho e não começou do jeito que a brasileira queria. Ana Marcela conseguiu a classificação para a Olimpíada, mas o quinto lugar na prova de 10km a fez sair do mar com gosto amargo. Mas, ela não desanimou e levou duas medalhas de ouro no Mundial: nos 5km e nos 25km.

Depois do Mundial, foram mais três vitórias de Ana Marcela Cunha: nos Jogos Pan-Americanos e nas etapas de Lake Ohrid, semana passada, e de Nantou, nesta sexta-feira, da Série Mundial de maratona aquática.

E não pense que terminou! Além da última etapa da Série Mundial, em Chun’An, Ana Marcela Cunha vai nadar ainda mais sete provas em 2019: uma no Mundial de praia, três no Mundial militar, duas no Campeonato Brasileiro e a Prova Almirante Tamandaré, em Manaus, para fechar o ano.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Maratona Aquática