Siga o OTD

Triatlo

Circuito Rei e Rainha do Mar reúne maratona aquática, triatlo e corrida no Rio

A quarta etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar acontece neste fim de semana na Pedra do Pontal e, pela primeira vez, vai acontecer junto com o Rio Triathlon. Ao todo, cerca de três mil atletas, entre amadores e profissionais, são esperados neste final de semana que promete entrar para a história.

Para definir o Rei e a Rainha do Mar serão disputadas três provas de maratona aquática na sequência. Primeiro, a categoria Sprint (1km de natação), depois a categoria Classic (2km) e, por fim, a categoria Challenge (4km).

Entre os destaques para este evento estão o baiano Victor Hugo Ribeiro Colonese, de 24 anos, que foi campeão brasileiro em 2015 e venceu duas provas do circuito no ano passado na categoria Challenge, a paulista Catarina Gazelli, da Unisanta, que subiu duas vezes ao pódio ano passado durante o circuito Rei e Rainha do Mar, e a gaúcha Betina Lorscheitter, de 25 anos, do Grêmio Náutico União, que já é famosa por suas vitórias no circuito. No ano passado, conquistou a tríplice coroa no mar de Copacabana, ao vencer as provas Sprint, Classic e Challenge da primeira etapa do Circuito. Em Florianópolis também subiu no lugar mais alto do pódio na prova Challenge; em Fortaleza, chegou na segunda colocação, atrás da italiana Rachele Bruni. Em 2015, Betina ficou na 4ª colocação na 6ª etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática, fazendo seu melhor tempo na história da competição (2h06min20s).

Já o Rio Triathlon, que marcará a última etapa do circuito carioca da modalidade, conta com provas de Sprint (750m/20km/5km) e Standard (1,5km/40km/10km). O evento vai contar com diversos atletas da elite como o carioca Diogo Sclebin, que tem duas participações em Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016). Além de Diogo, Henrique Siqueira, Pedro Arieta, Luiz Francisco Paiva, o Chicão, Pedro Apud, entre outros, estão confirmados no evento. As mulheres também estão muito bem representadas na elite com as participações de Carol Furriela, Flavia Fernandes e Carolina Galvão. A entrega de kits ocorrerá durante a feira esportiva Rio Bike Expo, no Hotel Atlântico Sul, no Recreio dos Bandeirantes, no sábado (8), de 10h as 18h. A feira foi criada para atender a demanda do estreitamento entre a comunidade de atletas, organizadores e lojistas do ramo. Em um só lugar, estão as melhores lojas do Rio oferecendo suas promoções e oportunidades de comunicação com clientes de forma descontraída e em um local neutro. Nesta sétima edição da expo, são esperadas aproximadamente 1.500 pessoas.

A programação também tem mais duas novidades: pela primeira vez a Cidade Maravilhosa contará com provas KIDS, onde os príncipes e princesas do mar vão ser as estrelas do evento. As provas de Stand Up Paddle acontecerão no domingo logo após a prova de natação do Rio Triathlon, que definirá o campeão carioca da modalidade. São dois percursos para os triatletas: Sprint e Standard. Na primeira eles irão nadar 750m no mar, pedalar 20km e correr 5km.  Aqueles que decidiram pela prova Standard terão que encarar 1,5km de natação, 40km de bike e 10km de corrida.

Cronograma das provas:

Dia 8 (Sábado)

Rei e Rainha do Mar

7h – Largada Beach Run e Natação KIDS

8h30 – Largada Beach Biathlon

9h – Largada Sprint (1km de natação)

9h30 – Largada Classic (2km de natação)

10h – Largada Challenge (4km de natação) e Beach Run KIDS

Dia 9 (Domingo)

Rio Triathlon

7h – Largada Sprint (750m natação / 20km ciclismo / 5km corrida)

7h35 – Largada Standard (1,5km natação / 40km ciclismo / 10km corrida)

10h – Premiação

Rei e Rainha do Mar

10h – Largada Stand Up Paddle

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Triatlo