Siga o OTD

Maratona Aquática

Praia de Inema recebe etapas decisivas da Maratona Aquática

Campeonato Brasileiro e Copa Brasil serão definidos em Salvador. Betina Lorscheitter e Victor Colonese podem confirmar os títulos do Circuito

Divulgação/CBDA

A praia de Inema, em Salvador, na Bahia, será a casa da Maratona Aquática. Nesta sexta-feira (16), o local receberá a 7ª e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil. A disputa também será seletiva para o Campeonato Sul-Americano Juvenil de 2019. A competição definirá os campeões do circuito nacional de 2018 e terá provas de 10 km, 5 km e 2,5 km.

No Campeonato Brasileiro, tanto nos 10 km, como nos 5 km, Betina Lorscheitter é a líder do ranking. Ela chega a Inema para tentar mais uma vitória em cada prova e conquistar o título da temporada. Entre os homens, Victor Colonese também lidera nas duas provas e, em sua terra natal, espera sair com o troféu do circuito. A prova de 10 km será seletiva para o Campeonato Sul-Americano Juvenil de 2019.

“A etapa de Inema é para fechar o circuito com chave de ouro. É uma etapa decisiva para a definição do ranking da Copa Brasil e do Campeonato Brasileiro. Então a expectativa é que os atletas estejam no melhor de suas formas para a competição”, disse o supervisor de Maratonas Aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo Ratto.

“Teremos também a seletiva para o Sul-Americano Juvenil nas disputas de 5 km e 10 km. Será um evento muito importante, com atletas da seleção brasileira de base e profissional. Além de nomes consagrados da modalidade no Brasil”, completou.

Copa Brasil tem quase 500 inscritos nas provas

Na Copa Brasil, as disputas seguem para as provas de 5 km e 2,5 km. Ao todo, cerca de 300 atletas estão inscritos para a prova de 5 km e 200 para a prova de 2,5 km. Para esta etapa, a CBDA inovou e os tradicionais números colados nos atletas para identificação; e os copos de papel para a alimentação dos atletas, que visa a preservação do meio ambiente.

Durante a etapa, também será realizada a Clínica para treinadores da Fina com Fernando Possenti. Ele foi eleito o melhor treinador da temporada 2018. As provas de 10 km e 2,5 km serão disputadas na sexta-feira e as duas provas de 5 km no domingo.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Maratona Aquática