Siga o OTD

estilo livre – 125kg

united world wrestlingJogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Wrestling – estilo livre – 125kg

Chances do Brasil

Antoine Jaude é a o atleta que representará o Brasil na categoria estilo livre até 125 kg na edição deste ano dos Jogos Pan-Americanos.

Aos 42 anos, o experiente atleta nacional pode usar sua carreira como forma de incentivo e motivação para subir no pódio da competição continental, algo que não seria inédito para o brasileiro. Em 2003, na edição que aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana, Jaude fez uma excelente competição e terminou com a medalha de prata.

Além disso, o lutador também teve resultados expressivos ao longos dos anos de dedicação ao esporte, como a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2010, torneio que ocorreu em Medellín, na Colômbia.

Data

De acordo com o programa oficial dos jogos pan-americanos, as competições de levantamento de peso estão programadas para acontecer em Lima entre os dias 07 e 08 de agosto. 

Villa Deportiva Regional Del Callao

Local: Lima

Capacidade: 6.000

Nossos Pódios

O Brasil ainda não conseguiu uma medalha nesta categoria dos Jogos Pan-Americanos

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2015 Zach Rey
Estados Unidos EUA
Korey Jarvis
Canadá Canadá
Andrés Ramos
Cuba Cuba
Edgardo López
Porto Rico Porto Rico

Quadro de Medalhas

 

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  EUA 1 0 0 1
2  Canadá 0 1 0 1
3  Cuba 0 0 1 1
 Porto Rico 0 0 1 1

O Esporte

Na língua portuguesa, Wrestling tem um significado semelhante a “luta livre”, sendo que é uma modalidade que é caracterizada pelos atletas não usufruírem nenhuma arma ou utensílio durante o combate.

No estilo livre masculino, é permitido que os atletas usem as pernas tanto para se defender como para atacar seu oponente. Caso um lutador consiga abrir a vantagem de dez pontos, ele será automaticamente declarado vencedor do duelo por superioridade técnica. As categorias no estilo livre são: 57kg, 65kg, 74kg, 86kg, 97kg, e 125 kg.

Já no estilo greco-romano, os competidores só podem usar os braços e o tronco para atacar e defender. Nesse estilo, um atleta é considerado vencedor do confronto caso abra oito pontos de vantagem do seu adversário. As categorias são: até 60kg, até 67 kg, até 77kg, até 87, até 97kg e até 130 kg.