Siga o OTD

Feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Triatlo – Feminino

Calendário e resultados

De acordo com o calendário oficial dos Jogos Pan-Americanos, as competições de triatlo em Lima 2019 deverão acontecer entre os dias 27 e 29 de julho.

Chances do Brasil

Para a prova feminina, o Brasil chega com moral e deve brigar entre os primeiros colocados. A equipe verde e amarela conta com Vittoria Lopes, Luisa Baptista e Beatriz Neres para o torneio de Lima 2019. As três triatletas colecionam experiência em competições internacionais e já conhecem grande parte das possíveis adversárias na capital peruana. Baptista, medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018, e Neres representaram o país na edição de Toronto 2015 dos Jogos Pan-Americanos.

Local da competição

Playa de Agua Dulce
Local: Lima

Nossos pódios

Considerando todo o retrospecto, o Brasil já assegurou um lugar no pódio por duas oportunidades na categoria feminina dos Jogos Pan-Americanos, mas nunca faturou a medalha de ouro. Em Winnipeg 1999, Carla Moreno desafiou as donas da casa diretamente e fechou a disputa na segunda colocação, assegurando também a prata em terras canadenses. Mais tarde, Pâmella Nascimento voltou a colocar a bandeira brasileira entre as três melhores da competição. Com o desempenho em Guadalajara 2011, ela terminou com o bronze e registrou o último grande desempenho verde e amarelo.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1995 Karen Smyers
 EUA
Kristie Otto
 Canadá
Fiona Cribb
 Canadá
1999 Sharon Donnelly
 Canadá
Carla Moreno
 Brasil
Carol Montgomery
 Canadá
2003 Jill Savege
 Canadá
Sheila Taormina
EUA
Becky Gibbs
EUA
2007 Julie Ertel
EUA
Sarah Haskins
EUA
Lauren Groves
EUA
2011 Sarah Haskins
EUA
Bárbara Riveros Díaz
 Chile
Pâmella Nascimento
 Brasil
2015 Bárbara Riveros Díaz
 Chile
Paola Díaz
 México
Flora Duffy
 Bermudas

Quadro de medalhas

Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  EUA 3 2 2 7
2  Canadá 2 1 2 5
3  Chile 1 1 0 2
4  Brasil 0 1 1 2
5  México 0 1 0 1
6  Bermudas 0 0 1 1

O esporte

Para as competições de triatlo, a prova tem início com todos os atletas alinhados na marca de partida. Após autorização, eles correm em direção à água, onde ocorre a modalidade de natação. Ao cumprirem a fase de natação, os competidores avançam para a próxima etapa, de ciclismo. Uma vez terminada a fase de ciclismo, os atletas percorrem o último trecho da prova através de corrida.

Entre as mudanças de modalidade, ocorrem as chamadas “transições” em pontos já determinados no percurso. A primeira transição (T1) acontece quando os atletas terminam a fase de natação e dão início ao ciclismo. Nesse momento, eles se desfazem dos equipamentos de nado (touca, óculos de mergulho e roupa especial). Antes de subir na bicicleta, o competidor deve, obrigatoriamente, colocar o capacete. Caso ele não cumpra tal regra, recebe uma punição. A segunda transição (T2) ocorre entre o final da fase de ciclismo e o início da corrida. Os competidores descem de suas bicicletas, se desfazem dos equipamentos e calçam seus tênis de corrida antes de prosseguir. As transições são somadas ao tempo total de prova, por isso, os atletas tentam realizá-las o mais rápido possível. (Reprodução/Regras dos Esportes)