Siga o OTD

Fossa Olímpica feminina

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Tiro Esportivo – Fossa Olímpica feminina

Calendário e resultados

De acordo com o calendário oficial dos Jogos Pan-Americanos, as competições de tiro esportivo em Lima 2019 acontecerão entre os dias 8 e 10 de agosto.

Chances do Brasil

Apesar de ter tradição na modalidade, o Brasil ocupa apenas a sétima colocação no quadro geral de medalhas do tiro esportivo. A equipe de tiro ao prato para os desafios na capital peruana é formada por Danielle Gedeon, Fernando Meneghel Mello, Georgia Furquim Bastos, Janice Gil Teixeira, José Carlos Vendruscolo Júnior, Renato Araújo Portela e Roberto Schmits. Mesmo não entrando na competição como grande favorita, expectativa é de que a Seleção Brasileira brigue por vaga nas finais e um lugar no pódio.

Local da competição

Base Aérea de Las Palmas

Local: Surco, Lima

A estrela dos Jogos

A canadense Susan Nattrass registra o melhor desempenho individual da prova em todos os tempos. Em casa, fechou com o bronze em Winnipeg 1999, assegurando também a primeira medalha do país na fossa olímpica. Mais tarde, aprimorou o retrospecto ao faturar o título na edição do Rio de Janeiro 2007. No Pan, Nattrass é a única a figurar entre as três melhores colocadas por mais de uma oportunidade. Além disso, também representou o Canadá em Jogos Olímpicos.

Nossos pódios

Janice Teixeira é a única atleta do Brasil a participar do pódio da fossa olímpica feminina dos Jogos Pan-Americanos, que passou a fazer parte do programa oficial da competição há exatos 20 anos. Em Santo Domingo 2003, ela finalizou a prova com a terceira colocação geral e voltou da República Dominicana com a medalha de bronze na conta.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1999 Deena Minyard
Estados Unidos EUA
Cindy Gentry
Estados Unidos EUA
Susan Nattrass
Canadá Canadá
2003 Whitly Loper
Estados Unidos EUA
Cynthia Meyer
Canadá Canadá
Janice Teixeira
Brasil Brasil
2007 Susan Nattrass
Canadá Canadá
Deborah Feliciano
Porto Rico Porto Rico
Corey Cogdell
Estados Unidos EUA
2011 Miranda Wilder
Estados Unidos EUA
Lindsay Boddez
Canadá Canadá
Kayle Browning
Estados Unidos EUA
2015 Amanda Chudoba
Estados Unidos EUA
Melisa Gil
Argentina Argentina
Francisca Crovetto
Chile Chile

Quadro de Medalhas

Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1 Estados Unidos EUA 4 1 2 7
2 Canadá Canadá 1 2 1 4
3 Argentina Argentina 0 1 0 1
Porto Rico Porto Rico 0 1 0 1
5 Brasil Brasil 0 0 1 1
Chile Chile 0 o 1 1

O Esporte

Existem três categorias de tiro esportivo: pistola, carabina e tiro ao prato. Na primeira utiliza-se uma pistola curta, que somente pode ser manuseada com uma mão. Já na segunda usa-se uma carabina longa, com disparo de ar comprimido ou dióxido de carbono. Nas provas de tiro ao prato, o alvo pode ser fixo ou móvel e a distância entre o atirador e o alvo varia de acordo com a arma utilizada.

Tiro ao Prato

Skeet: Os pratos são lançados de casas alta e baixa. Vence quem acertar o maior número de pratos, que podem ser atirados separadamente ou juntos durante o percurso da prova.
Fossa olímpica: O atirador dá dois tiros e tem de acertar um prato.
Fossa dublê: O atleta tem que acertar dois pratos com apenas dois tiros.