Siga o OTD

Poomsae equipes mistas

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Taekwondo – Poomsae equipes mistas

CALENDÁRIO

O campeonato

O taekwondo não terá apenas o kyorugui nos Jogos Pan-Americanos. Adicionada no programa oficial em setembro de 2017, a categoria poomsae será estreante na capital peruana. Para os duelos de equipes mistas, seis países obtiveram a classificação através da Seletiva de Santo Domingo, na República Dominicana: além do Peru, dono da casa, teremos Canadá, Guatemala, México, Porto Rico e Estados Unidos. O Brasil não marcará presença em Lima.

Local da competição

Poliesportivo Callao

Local: Villa Deportiva Regional Del Callao, Lima

Capacidade: 5.000 torcedores

O esporte

O taekwondo possui dois estilos de luta. Um é livre, no qual é permitido usar as técnicas adquiridas sem maiores restrições, em ataque ou defesa. O outro é a luta pré-combinada (competição), na qual segue uma sequência pré-estabelecida para a prática ou demonstração.

São movimentos determinados anteriormente, realizados sob circunstâncias de luta ou combate com um inimigo imaginário, obtendo-se, dessa maneira, um melhor aperfeiçoamento das técnicas básicas, condicionamento físico e mental, e uma evolução muscular, óssea e respiratória. O poomsae executado conforme as normas da World Taekwondo Federation consiste em cerca de 19 a 48 posições que se relacionam, agregando pontos para a contagem final da arbitragem.