Siga o OTD

Kyorugui 80kg masculino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Taekwondo – Kyorugui 80kg masculino

Calendário e resultados

As competições de taekwondo terão três dias de disputas nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Os torneios acontecerão entre os dias 27 e 29 de julho.

Chances do Brasil

Ícaro Soares ficou com o ouro no Aberto da Espanha

Ícaro Miguel Soares será o encarregado de defender as cores brasileiras na capital peruana. O mineiro garantiu a classificação para os Jogos Pan-Americanos depois da campanha positiva na Seletiva de Santo Domingo, na República Dominicana, realizada em março.

Já na temporada 2019, o brasileiro coleciona resultados expressivos em competições relevantes no cenário do taekwondo e pode surpreender em Lima. Também em março, faturou a medalha de prata no Aberto da República Dominicana ao perder para o mexicano Bryan Salazar por 8 a 4 na grande decisão. Na sequência, em abril, Ícaro Soares foi soberano no Aberto da Espanha e passou por cima dos rivais. Na final, vitória por 9 a 0 sobre o turco Hasan Lazoglu e ouro garantido na conta.

Local da competição

Poliesportivo Callao

Local: Villa Deportiva Regional Del Callao, Lima

Capacidade: 5.000 torcedores

A estrela dos Jogos

Steven López é a grande figura da história dos Jogos Pan-Americanos na categoria até 80kg. O taekwondista norte-americano é dono de duas medalhas no torneio, além de ser também bicampeão olímpico e pentacampeão mundial.

No Pan, Steven López reinou em Santo Domingo 2003 e conquistou o título na República Dominicana ao bater o mexicano José Luis Ramírez na finalíssima. Na última edição do torneio em Toronto 2015, López voltou a figurar entre os três melhores classificados no auge dos 36 anos de idade.

Na ocasião, Steven López avançou até as semifinais em solo canadense, mas foi derrotado pelo dominicano Moisés Hernández por 3 a 2. Apesar do tropeço em luta equilibrada, assegurou um lugar no pódio e levou a medalha de bronze para casa. Em Winnipeg 1999 ficou com o ouro na categoria até 68kg.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1999 Víctor Estrada 
 México
Ángel Matos 
Cuba
Cristian Peñafiel 
Equador
Stewart Gill 
EUA
2003 Steven López 
EUA
José Luis Ramírez 
 México
Darío Coria 
Canadá Eddy
Antonio Luna 
 República Dominicana
2007 Ángel Matos 
Cuba
James Moontasri 
EUA
Chinedum Osuji 
 Trinidad e Tobago
José Luis Ramírez 
 México
2011 Sebastián Crismanich 
Canadá
Carlos Vásquez 
Venezuela
Uriel Adriano 
 México
Stuardo Solorzano
 Guatemala
2015 Jose Cobas 
Cuba
Moisés Hernández 
 República Dominicana
Steven López 
EUA
Rene Lizarraga 
 México

Quadro de medalhas

Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Cuba 2 1 0 2
2  México 1 1 4 6
3  EUA 1 1 2 4
4  Argentina 1 0 1 2
5  República Dominicana 0 1 1 2
6  Venezuela 0 1 0 1
7  Equador 0 0 1 1
 Trinidad e Tobago 0 0 1 1
 Guatemala 0 0 1 1

O esporte

O kyorugui é a categoria de luta do taekwondo, possuindo dois estilos. O primeiro é livre, no qual o atleta pode utilizar livremente as técnicas adquiridas em ataque ou defesa. O outro é a luta pré-combinada (competição), quando há uma sequência pré-estabelecida a ser seguida para a prática ou demonstração.

Nas competições, os lutadores devem golpear os adversários com os pés e mãos para marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Os socos, por sua vez, só podem acertar o peito do adversário.

Cada combate tem três assaltos, cada um com duração de dois minutos e intervalos de 1 minuto entre eles. Os lutadores são divididos em categorias conforme o seu peso.