Siga o OTD

Individual feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Pentatlo Moderno – Individual feminino

 

Chances do Brasil

O Brasil contará com três representantes no Peru: o time será composto por Isabela Abreu, Priscila Oliveira e Maria Ieda Guimarães, que colecionam resultados importantes nas últimas temporadas. Aos 24 anos de idade, a paranaense Isabela Abreu já é bicampeã brasileira de pentatlo moderno, conquistando o último título em 2018. Mais experiente da equipe, Priscila Oliveira foi medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014 e participou de competições significativas no cenário da modalidade no ano, colecionando o 7º lugar na Copa Ibero-Americana e a 8º posição no Campeonato Pan-Americano. Maria Ieda Guimarães, jovem de apenas 18 anos, levou ouro e bronze nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018.

Para os Jogos Pan-Americanos, a expectativa é de que o trio do Brasil esteja na briga como um dos grandes favoritos na corrida por medalhas. Além disso, após a soma dos resultados, as três participantes faturaram juntas o bronze por equipes justamente no Pan-Americano de pentatlo de moderno.

Local da competição

Escola Militar de Chorrillos

Local: Lima

Nossos pódios

Ao centro, Yane Marques foi ouro em Toronto 2015

Além de ser a grande estrela dos Jogos Pan-Americanos, Yane Marques talvez seja o principal nome do pentatlo moderno brasileiro. Ao longo de todas as edições da competição, ela reinou e se tornou a maior vencedora do individual feminino. Apesar de ficar com o segundo lugar e a prata em Guadalajara 2011, faturou os títulos no Rio de Janeiro 2007 e em Toronto 2015. Com os resultados, levou para casa as duas medalhas de ouro do país na categoria.

Sem contar o retrospecto positivo no Pan, Yane Marques também colocou seu nome na história do esporte do Brasil ao figurar no pódio dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O bronze conquistado é o único da modalidade em todos os tempos na festa do esporte mundial.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1999 Mary Beth Iagorashvili
 EUA
Rocío Arias
 México
Kara Grant
 Canadá
2003 Anita Allen
EUA
Samantha Harvey
 Brasil
Mary Beth Iagorashvili
EUA
2007 Yane Marques
 Brasil
Monica Pinette
 Canadá
Michelle Kelly
EUA
2011 Margaux Isaksen
EUA
Yane Marques
 Brasil
Tamara Vega
 México
2015 Yane Marques
 Brasil
Tamara Vega
 México
Mayan Oliver
 México

Quadro de medalhas

Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  EUA 3 0 2 5
2  Brasil 2 2 0 4
3  México 0 2 2 4
4  Canadá 0 1 1 2

O esporte

O pentatlo moderno é um esporte praticado individualmente ou em equipes, através do revezamento, e exige alto rendimento físico dos competidores. Ao todo, compõe-se de cinco modalidades diferentes: hipismo (concurso de saltos), esgrima (espada), natação (200m livres), tiro esportivo e corrida, que formam um evento combinado. Considerando o resultado geral de todas as disputas, o vencedor é aquele que obtiver o melhor desempenho na soma dos pontos. Além da presença nos Jogos Pan-Americanos, o pentatlo moderno marca presença nos Jogos Olímpicos desde 1912.