Siga o OTD

Handebol

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – handebol

EVENTOS
Torneio de Handebol FEM MAS

O torneio de handebol dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 será classificatório para a Olimpíada de Tóquio 2020. O campeão de cada naipe carimba o passaporte para o Japão. As competições estão programadas para acontecerem entre os dias 24 de julho (dois dias antes da cerimônia de abertura) a 3 de agosto. Os jogos vão acontecer no Ginásio Polideportivo 1, localizado no Centro Deportivo Pan-Americano (CEDEPA), no cluster de Videna, que também vai ser sede do tênis de mesa. Serão oito equipes em cada torneio, que serão divididas em dois grupos de quatro, classificando os dois melhores de cada chave para as semifinais.

Atual pentacampeão no handebol feminino, o Brasil acabou caindo no grupo A, ao lado de Porto Rico, Cuba e Canadá. A outra chave da competição feminina ficou com Argentina, República Dominicana, Estados Unidos e Peru.

Já no masculino o Brasil, que é o atual campeão e vem de três títulos nas últimas quatro edições, acabou ficando no grupo B, com Porto Rico, México e Peru. Na chave A ficaram Argentina, Cuba, Estados Unidos e Chile.

O handebol só começou a ser disputado nos Jogos Pan-Americanos em Indianápolis 1987. De lá para cá, foram 16 medalhas de ouro em disputa e o Brasil é o grande vencedor com oito ouros, cinco no feminino e três no masculino, quatro pratas e três bronzes.

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1 Brasil Brasil 8 4 3 15
2 Cuba Cuba 3 2 2 7
3 Estados Unidos EUA 3 0 2 5
4 Argentina Argentina 1 6 3 10
5 Canadá Canadá 0 3 0 3
6 Uruguai Uruguai 0 0 2 2
Chile Chile 0 0 2 2
8 República Dominicana República Dominicana 0 0 1 1