Siga o OTD

Equipes mistas

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Golfe – Equipes mistas

Chances do Brasil

Apesar da tradição na modalidade, o Brasil ainda não obteve medalhas no golfe dos Jogos Pan-Americanos. Muito em função da recente implantação do esporte no programa oficial da competição, que aconteceu em Toronto 2015. Para as disputas na capital peruana, a expectativa é de que o resultado seja satisfatório e que o país brigue para alcançar um lugar no pódio. Vivendo sequência positiva, a equipe mista em Lima será formada por Luiza Altmann, Nina Rissi, Adilson da Silva e Alexandre Rocha.

Local da competição

Lima Golf Club

Local: San Isidro, Lima

A estrela dos Jogos

Dominante na modalidade, a Colômbia reinou soberana em Toronto 2015, edição de estreia do golfe na história do torneio. O país foi campeão nas três categorias: individual masculino, individual feminino e equipes mistas. Nesta última, os colombianos levaram a melhor em decisão aperta contra os Estados Unidos e a Argentina.

Os medalhistas de ouro Marcelo Rozo e Mariajo Uribe participaram do time, que anotou um total de 549 para assegurar o título na disputa. Além deles, Mateo Gómez e Paola Moreno também marcaram presença no elenco vencedor. Os estadunidenses ficaram com a prata ao marcaram 552, enquanto os argentinos completaram o pódio com 566.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2015 Colômbia Colômbia EUA Argentina

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Colômbia 1 0 0 1
2  EUA 0 1 0 1
3  Argentina 0 0 1 1

O esporte

No golfe, a bola começa numa determinada posição de saída no campo (tee) e o objetivo do jogador é embocá-la nos buracos com menor número de tacadas que conseguir. Para isso, ele dispõe de diversos tipos de tacos, específicos para diferentes distâncias e terrenos.

Não há uma duração de tempo determinada. Os jogadores devem completar todo o percurso do campo, composto por 18 buracos. A competição só termina quando todos os golfistas embocam o último buraco. A partir disso, a classificação é definida de acordo com a quantidade de tacadas que o golfista levou para terminar o percurso. O vencedor é aquele que, somando o número de todas as tacadas que precisou para concluir o percurso inteiro, termina a competição com o menor total dentre todos os atletas. (Reprodução: Regras dos Esportes)