Siga o OTD

team sprint feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo de pista – team sprint feminino

Chances do Brasil

O Brasil dificilmente terá possibilidades de figurar entre os três melhores times desta categoria nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Isso porque quase todas as adversárias da equipe brasileira figuram em posições melhores no ranking mundial e conseguiram resultados mais expressivos ao longo da temporada.

A expectativa é que as meninas brasileiras busquem uma quinta ou sexta colocação, que já seria um resultado bastante relevante e importante para o esporte nacional na categoria, principalmente se levar em conta o alto nível dos oponentes.

Data

De acordo com o programa oficial dos jogos pan-americanos, as competições de levantamento de peso estão programadas para acontecer em Lima entre os dias 01 a 04 de agosto. 

Villa Deportiva Nacional

Local: Lima

Capacidade: 6.000

A Estrela dos Jogos

Com apenas duas edições, é muito difícil destacar um destaque nesta categoria, por isso a dupla colombiana formada por Diana García e Juliana Gaviria é vista por todos os concorrentes, já que foram as únicas que estiveram na pódio tanto em 2011, em Guadalajara, como em 2015, em Toronto.

No entanto, Diana García já tem uma carreira bastante vitoriosa, com medalha de ouro em competições de peso, como nos Jogos Sul-Americanos e nos Jogos da América Central e do Caribe, ambos em 2010.

Nossos Pódios

Como em muitas categorias do ciclismo nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil ainda não conseguiu colocar uma atleta no pódio. Entre os motivos estão a forte concorrência de países como Colômbia e do Canadá, muito fortes na modalidade.

Por isso, a edição de 2019 pode ser uma marco caso o ciclismo brasileiro consiga colocar um de seus atletas em uma das três melhores posições da prova.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Flag of Venezuela.svg Venezuela Flag of Colombia.svg Colômbia Flag of Mexico.svg México
2015 Flag of Canada.svg Canadá Flag of Cuba.svg Cuba Flag of Colombia.svg Colômbia

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Venezuela 1 0 0 2
2  Canadá 1 0 0 1
3  Colômbia 0 1 1 2
4  Cuba 0 1 0 1
5  México 0 0 1 1

O Esporte

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.

O ciclismo de pista é uma tipo de competição esportiva e é dividido em algumas categorias, como Sprint, Keirin, team sprint, omnium e madison.

A categoria Sprint é uma modalidade que envolve dois ou quatro ciclistas que disputam a prova contra os seus oponentes. Neste caso, os corredores começam a prova juntos. Normalmente, os atletas dão um grande arranque para gerar uma alta velocidade em um curto espaço de tempo e terminar o percurso com um tempo menor que seus oponentes.