Siga o OTD

omnium masculino

Gideoni Monteiro foi o grande nome do Ciclismo de Pista em 2017

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo de pista – omnium masculino

Chances do Brasil

É muito provável que o Brasil não consiga um resultado expressivo nesta categoria, já que o país não tem nenhum atleta entre os 90 melhores do mundo. A grande esperança é depositada em Ricardo Pereira, que conseguiu se manter no Top-100 e tenta um bom resultado nos Jogos Pan-Americanos.

A tendência é que a prova seja dominada pelo ciclismo colombiano, que conseguiu vencer as duas edições da competição que já tiveram essa categoria – em 2011 e em 2015.

Data

De acordo com o programa oficial dos jogos pan-americanos, as competições de levantamento de peso estão programadas para acontecer em Lima entre os dias 01 a 04 de agosto. 

Villa Deportiva Nacional

Local: Lima

Capacidade: 6.000

A Estrela dos Jogos

O colombiano Fernando Gaviria é o grande destaque da categoria, sendo o atual medalha de ouro da modalidade nos Jogos Pan-Americanos. O atleta conquistou o feito com apenas vinte anos de idade e é considerado para muitos um dos maiores nomes do ciclismo.

Mesmo com tão pouca idade, o ciclista da Colômbia já tem grandes conquistas na carreira e é uma das grandes esperanças do país de medalha na edição de 2019.

Nossos Pódios

Apesar de terem acontecido apenas duas edições dos Jogos Pan-Americanos com a presença da Omnium masculino, o Brasil já conseguiu colocar um representante no pódio da categoria.

Na edição passada, de 2015, realizada em Toronto, o brasileiro Gideoni Monteiro fez uma excelente prova e conseguiu terminar na terceira posição, faturando uma inédita medalha de bronze para o esporte nacional.

A expectativa é de que a edição de 2019 continue sendo positiva para o Brasil e que a medalha de prata ou de ouro finalmente chegue nas mãos de um atleta brasileiro.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Juan Esteban Arango
 Colômbia
Luis Mansilla
 Chile
Walter Pérez
 Argentina
2015 Fernando Gaviria
 Colômbia
Ignacio Prado
 México
Gideoni Monteiro
 Brasil

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Colômbia 2 0 0 2
2  Chile 0 1 0 1
 México 0 1 0 1
4  Argentina 0 0 1 1
 Brasil 0 0 1 1

O Esporte

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.

O ciclismo de pista é uma tipo de competição esportiva e é dividido em algumas categorias, como Sprint, Keirin, team sprint, omnium e madison.

A categoria Omnium é uma competição que reúne várias provas no ciclismo de pista, sendo que é historicamente reconhecido por essa vasta quantidade de corridas. São seis provas que agrupam essa modalidade. São elas: Volta lançada, corrida de pontos, corrida de eliminação, perseguição individual, scratch race e contra-relógio.