Siga o OTD

Omnium feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Ciclismo de Pista – Omnium feminino

Chances do Brasil

Convocada pela Confederação Brasileira de Ciclismo, Wéllyda Rodrigues será a representante do país na prova de omnium feminino. Aos 24 anos, ela já coleciona três títulos nacionais na categoria, além de medalhas em competições pan e sul-americanas. Melhor atleta do Brasil no ranking mundial, também briga entre as primeiras colocadas das Américas. Caso mantenha o retrospecto positivo, a tendência é de que Wéllyda brigue diretamente por medalhas em Lima 2019.

Local da competição

Villa Deportiva Nacional

Local: Lima

Capacidade: 6.000

A Estrela dos Jogos

Apesar da cubana Marlies Mejias ter sido a única ciclista a chegar nas duas vezes no pódio, a norte-americana Sarah Hammer é a grande referência, já que é a atual medalhista de ouro da categoria no torneio.

Mesmo sem ter a chance de repetir o feito, já que Hammer já se aposentou, a ex-atleta também tem em sua carreira quatro medalhas de prata nos Jogos Olímpicos, um feito histórico para a modalidade.

Nossos Pódios

O Brasil ainda não teve um representante no pódio da categoria Omnium feminino. Um dos motivos é pelo fato dela ter sido inserida apenas na edição de 2011, em Guadalajara. O outro, é pelo forte equilíbrio, com atletas de Cuba, Venezuela e Estados Unidos competindo em alto nível nas duas vezes nos Jogos Pan-Americanos.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Angie González
 Venezuela
Sofia Arreola
 México
Marlies Mejias
 Cuba
2015 Sarah Hammer
 EUA
Jasmin Glaesser
 Canadá
Marlies Mejias
 Cuba

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  EUA 1 0 0 1
 Venezuela 1 0 0 1
3  Canadá 0 1 0 1
 México 0 1 0 1
5  Cuba 0 0 2 3

O Esporte

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.

O ciclismo de pista é uma tipo de competição esportiva e é dividido em algumas categorias, como Sprint, Keirin, team sprint, omnium e madison.

A categoria Omnium é uma competição que reúne várias provas no ciclismo de pista, sendo que é historicamente reconhecido por essa vasta quantidade de corridas. São seis provas que agrupam essa modalidade. São elas: Volta lançada, corrida de pontos, corrida de eliminação, perseguição individual, scratch race e contra-relógio.