Siga o OTD

Keirin masculino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo de pista – keirin masculino

Chances do Brasil

A exemplo do ocorre na categoria de velocidade, Kacio Fonsesca também brilha no keirin masculino. Em julho, o atleta ocupava a 22ª colocação no ranking mundial, melhor resultado do Brasil e o quinto entre todos os representantes das Américas. Ainda nesta temporada, conquistou o título do keirin no Campeonato Brasileiro. Com desempenhos expressivos, a tendência é que Kacio seja um dos principais candidatos na corrida por medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Local da competição

Villa Deportiva Nacional

Local: Lima

Capacidade: 6.000

A Estrela dos Jogos

A grande estreça da categoria é o colombiano Fabián Puerta, atual referência da modalidade no continente. Nas duas últimas edições, o atleta não deu chances para os rivais e faturou a medalha de ouro, tanto em 2011, em Guadalajara, como em 2015, em Toronto.

Além disso, representou seu país nos Jogos Olímpicos de 2012, sendo considerado um grande fenômeno já que na época tinha apenas 21 anos de idade.

Nossos Pódios

O quadro de medalhas da categoria Keirin masculino é dominado pela Colômbia, país vencedor nas últimas três edições dos Jogos Pan-Americanos.

A primeira edição com a modalidade foi em 1999, na edição de Winnipeg, e, desde então, o Brasil jamais conseguiu colocar um atleta no pódio. Por isso, a edição de 2019 pode ser uma marca histórica e inédita para o esporte nacional.

Medalhistas

<

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1999 Marty Nothstein
 EUA
Jhon González
 Colômbia
Mario Joseph
 Trinidad e Tobago
2003 Barry Forde
 Barbados
Giddeon Massie
 EUA
Rubén Osorio
 Venezuela
2007 Leonardo Narváez
 Colômbia
Cam Mackinnon
 Canadá
Leandro Bottasso
 Argentina
2011 Fabián Puerta
 Colômbia
Hersony Canelón
 Venezuela
Leandro Bottasso
 Argentina
2015 Fabian Puerta
 Colômbia
Hersony Canelón
 Venezuela
Hugo Barrette
 Canadá

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Colômbia 3 1 4 8
2  EUA 1 1 0 2
3  Barbados 1 0 0 1
4  Venezuela 2 1 3 6
5  Canadá 0 1 1 2
6  Argentina 0 0 2 2
7  Trinidad e Tobago 0 0 1 1

O Esporte

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.

O ciclismo de pista é uma tipo de competição esportiva e é dividido em algumas categorias, como Sprint, Keirin, team sprint, omnium e madison.

A categoria Keirin é a modalidade mais moderna e radical de todas as outras de ciclismo que estarão nos Jogos Pan-Americanos. É uma prova de Sprint disputada por seis ciclistas simultaneamente, sendo que eles seguirão um motociclo que deixa a pista, aproximadamente a 600/700 m do final, após alcançar a marca de 50km/h.