Siga o OTD

keirin feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo de pista – keirin feminino

Chances do Brasil

A categoria keirin feminino é uma das mais equilibradas do circuito e, por isso, é difícil destacar quais são as chances das atletas brasileiras. No entanto, as possibilidades do país conseguir um lugar no tão sonhado pódio é realmente remota, já que diversos concorrentes estão na frente se levar em conta as competições anteriores aos Jogos Pan-Americanos.

Canadá, Colômbia, Chile e Estados Undos são alguns dos países que figuram entre os favoritos e à frente do Brasil, que deverá ser defendida pelas atletas Carolina Barbosa e Gabriela Yumi, que também deverão estar na categoria sprint.

Data

De acordo com o programa oficial dos jogos pan-americanos, as competições de levantamento de peso estão programadas para acontecer em Lima entre os dias 01 a 04 de agosto. 

Villa Deportiva Nacional

Local: Lima

Capacidade: 6.000

A Estrela dos Jogos

A estrela da categoria é a venezuelana Daniela Larreal, única atleta a conseguir o feito de subir no pódio mais de uma vez na Keirin. O feito aconteceu nas edições de 2003, em Santo Domingo, quando alcançou a medalha de prata, e em 2011, em Guadalajara, seu ápice no torneio ao ficar com a primeira posição.

Seu talento não ficou apenas nos Jogos Pan-Americanos, já que representou a Venezuela em impressionantes cinco edições dos Jogos Olímpicos: Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sidney 2000, Atenas 2004 e Londres 2012.

Nossos Pódios

A categoria Keirin é uma das mais novas da modalidade e aconteceu em poucas edições até o momento, todas elas neste século XXI. Neste período, Estados Unidos da América, Venezuela e Cuva foram os únicos países que conseguiram ter duas representantes, enquanto que Canadá, México e Colômbia tiveram uma atleta no pódio.

Já o Brasil ainda não conseguiu ter nenhuma competidora entre as três melhores e a edição de 2019 pode ser a primeira na história do país.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2003 Tanya Lindenmuth
 EUA
Daniela Larreal
 Venezuela
Yumari González
 Cuba
2011 Daniela Larreal
 Venezuela
Luz Daniela Gaxiola
 México
Dana Feiss
 EUA
2015 Monique Sullivan
 Canadá
Lisandra Guerra
 Cuba
Juliana Gaviria
 Colômbia

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Venezuela 1 1 0 2
2  EUA 1 0 1 2
3  Canadá 1 0 0 1
4  Cuba 0 1 1 2
5  México 0 1 0 1
6  Colômbia 0 0 1 1

O Esporte

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.

O ciclismo de pista é uma tipo de competição esportiva e é dividido em algumas categorias, como Sprint, Keirin, team sprint, omnium e madison.

A categoria Keirin é a modalidade mais moderna e radical de todas as outras de ciclismo que estarão nos Jogos Pan-Americanos. É uma prova de Sprint disputada por seis ciclistas simultaneamente, sendo que eles seguirão um motociclo que deixa a pista, aproximadamente a 600/700 m do final, após alcançar a marca de 50km/h.