Siga o OTD

resistência feminino

Flávia Oliveira domina prova e conquista título Brasileiro

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo de estrada – feminino

Chances do Brasil

A categoria ciclismo de estrada feminino é dominada mundialmente pelas atletas holandesas, que compões praticamente metade do Top-10 do ranking mundial, algo extremamente dominante na modalidade. Porém, mesmo com a Holanda não participando dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil não deverá ter chances de faturar uma medalha nesta edição do evento continental.

Com pouca expressão na categoria, o Brasil deverá ter como melhor competidora Flávia de Oliveira, que ocupa apenas a posição de número 155 do mundo, bem atrás de competidoras do cenário sul-americano que estarão nos Jogos Pan-Americanos em Lima.

Data

De acordo com o programa oficial dos jogos pan-americanos, as competições de levantamento de peso estão programadas para acontecer em Lima entre os dias 07 e 10 de agosto. 

Costa Verde San Miguel

Local: Lima

Capacidade: 2.000

A Estrela dos Jogos

A grande estrela desta modalidade é a norte-americana Jeanne Golay. medalhista de ouro nas edições de 1991, em Havana, e em 1995, em Mar del Plata.

Além de ser a única ciclista a conseguir subir mais de uma vez no lugar mais alto do pódio nesta modalidade nos Jogos Pan-Americanos, Golay tem uma carreira extremamente vitoriosa, com títulos e marcas históricas.

Em 1998, ficou em primeiro lugar no ranking nacional dos Estados Unidos, além de ter mais de trinta títulos ao longo de sua trajetória marcante no ciclismo.

Nossos Pódios

O Brasil conseguiu chegar duas vezes ao pódio nesta categoria, porém o feito poi realizado por uma única atleta. Em 1999, na edição realizada em Winnipeg, no Canadá, Janilde Fernandes ficou na terceira colocação, enquanto que em 2003, em Santo Domingo, foi ainda melhor e conquistou um histórico segundo lugar.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1987 Rebecca Twigg
 EUA
Inga Thompson-Benedict
 EUA
Sara Neil
 Canadá
1991 Jeanne Golay
 EUA
Odalys Toms
 Cuba
Janice Bolland
 EUA
1995 Jeanne Golay
 EUA
Clara Hughes
 Canadá
Yacel Ojeda
 Cuba
1999 Karen Dunne
 EUA
Yoanka González
 Cuba
Janildes Fernandes
 Brasil
2003 Yoanka González
 Cuba
Janildes Fernandes
 Brasil
Yeilien Fernández
 Cuba
2007 Yumari González
 Cuba
Belem Guerrero
 México
Danielys García
 Venezuela
2011 Arlenis Sierra
 Cuba
Yumari González
 Cuba
Yudelmis Domínguez
 Cuba
2015 Jasmin Glaesser
 Canadá
Marlies Mejias
 Cuba
Allison Beveridge
 Canadá

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  EUA 4 1 1 6
2  Cuba 3 4 3 10
3  Canadá 1 1 2 4
4 Brasil Brasil 0 1 1 2
5  México 0 1 0 1
6 VenezuelaVenezuela 0 0 1 1

O Esporte

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.O ciclismo de estrada é uma das modalidades mais conhecidas pelos torcedores e reúne milhares de fãs ao redor do mundo. A competição é realizada em uma estrada utilizando as bicicletas para conseguir avançar o percurso íngreme e intenso. Os ciclistas de estrada podem ser separados em alguns níveis: Escalador (especialista em subir montanhas), Velocista: capaz de alcançar grandes velocidades durante a prova, Domestique: sacrifica seu próprio desempenho em prol da equipe e Contrarrelogista: especialista em provas individuais contra o relógio.O objetivo da prova é simples: chegar no ponto de chegada na frente de todos os outros competidores. Para isso, os atletas usam diversas táticas de força e estratégia para alcançar seus objetivos ao longo das provas.