Siga o OTD

BMX race feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo BMX – feminino

Chances do Brasil

Priscila Stevaux e Paola Reis são as esperanças do Brasil conquistar uma medalha nesta edição dos Jogos Pan-Americanos. As duas atletas são as melhores ranqueadas do país na categoria e estão entre as melhores do continente, o que dá esperança para o BMX feminino nacional na competição que acontecerá entre julho e agosto deste ano.

Se for considerar apenas competidoras das Américas, Stevaux estaria no Top-5, atrás apenas das fortes competidoras americanas e da equatoriana Domenica Azuero. Já Paola está um pouco atrás, mas com uma grande quantidade de pontos conquistados na temporada e com potencial para surpreender em Lima.

Local da competição

Costa Verde San Miguel

Local: Lima

Capacidade: 2.000

A Estrela dos Jogos

Como a categoria está nos Jogos Pan-Americanos há pouco tempo, não tem uma atleta que conseguiu se destacar muito em relação às outras competidoras que garantiram lugar no pódio.

No entanto, a argentina Gabriela Díaz conseguiu o feito de ser medalha de ouro na edição de 2007, no Rio de Janeiro, e bronze na edição de 2011, em Guadalajara. A bicampeã olímpica Mariana Pajón, da Colômbia, foi campeã apenas uma vez, em Guadalajara 2011.

Nossos Pódios

O único pódio do Brasil nesta categoria do ciclismo aconteceu justamente na edição do Pan-Americano que ocorreu em solo nacional.

Em 2007, quando o evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, Ana Flávia Sgobin teve uma excelente atuação e ficou muito perto da medalha de ouro, ficando atrás apenas da argentina Gabriela Díaz. Com isso, a medalha de prata conquistada pela atleta brasileira é o melhor resultado do país nesta categoria na história dos Jogos Pan-Americanos.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2007 Gabriela Díaz
 Argentina
Ana Flávia Sgobin
 Brasil
Kimmy Diquez
 Venezuela
2011 Mariana Pajón
 Colômbia
Arielle Martin
 EUA
Gabriela Díaz
 Argentina
2015 Felicia Stancil
 EUA
Domenica Azuero
 Equador
Mariana Díaz
 Argentina

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Argentina 1 0 2 3
2  EUA 1 1 0 2
3  Colômbia 1 0 0 1
4  Brasil 0 1 0 1
 Equador 0 1 0 1
5  Venezuela 0 0 1 1

O ESPORTE

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.

O ciclismo BMX é caracterizado por ser um esporte de corrida com bicicletas em pistas de terra, que possuem aproximadamente 400 metros de extensão. Nelas, terão alguns obstáculos aos ciclistas, como lombadas, rampas, morros, desníveis e curvas acentuadas, situações que dificultarão o trajeto dos competidores. 

O vencedor da prova é aquele que superar todos esses desafios da melhor maneira e chegar primeiro na linha de chegada.