Siga o OTD

Kumite 67kg masculino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Caratê – Kumite 67kg masculino

Chances do Brasil

Vinícius Figueira levou o bronze no Panamá

Grande nome do caratê brasileiro, Vinícius Figueira será o representante do país na categoria até 67kg dos Jogos Pan-Americanos. Com resultados expressivos na temporada de 2018, o atleta é um dos grande favoritos na corrida pela medalha de ouro em Lima.

Vinícius Figueira bateu na trave por duas vezes consecutivas em competições importantes. Em novembro, foi vice-campeão no Mundial de caratê, disputado em Madri, perdendo a final para o francês Steven Dacosta. Depois da prata na Espanha, repetiu o desempenho logo no mês seguinte na etapa de Xangai da Karate 1 Series A. Além disso, Vinícius chegou a liderar o ranking mundial em sua categoria.

Já em 2019, o brasileiro esteve no Campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado em março, no Panamá. Na ocasião, Vinícius Figueira foi derrotado nas quartas de final. Com o tropeço, disputou a repescagem e assegurou a medalha de bronze ao término do torneio.

Local da competição

Polideportivo Villa El Salvador

Local: Lima

Capacidade: 6.100 torcedores

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Daniel Viveros 
Equador
Dennis Novo 
Cuba
Daniel Carrillo 
 México
Jean Carlos Peña 
Venezuela
2015 Julián Pinzás 
Argentina
Deivis Ferreras 
 República Dominicana
Maikel Noriega 
Cuba
Daniel Vargas 
 México

Quadro de medalhas

Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Equador 1 0 0 1
2  Argentina 1 0 0 1
3  Cuba 0 1 1 2
4  República Dominicana 0 1 0 1
5  México 0 0 2 2
6  Venezuela 0 0 1 1

O esporte

O objetivo do caratê é derrotar o adversário utilizando socos e chutes para marcar pontos. No final do combate, o competidor com o maior número de pontos é declarado o vencedor (ou antes do fim, caso um deles alcance oito pontos de vantagem sobre o oponente). Os atletas são colocados em categorias de acordo com seu peso.

A duração do kumite é de três minutos para o adulto masculino (individual ou equipe) e de dois minutos para o adulto feminino. A duração nas categorias inferiores depende do critério da organização do evento. A pontuação é limitada às seguintes áreas do corpo do adversário: cabeça, rosto, pescoço, peito, abdômen, lado e costas.