Siga o OTD

Feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Basquete 3×3 –Feminino

DISPUTA DO QUINTO LUGAR

DISPUTA DO BRONZE

Chances do Brasil

A exemplo do masculino, os países classificados para o torneio feminino conquistaram a vaga através do ranking da FIBA. Os cinco melhores posicionados, sem contar o Peru, que é o país-sede, confirmaram um lugar no basquete 3×3 dos Jogos Pan-Americanos.

Atualmente, o Brasil ocupa a 18ª posição, sendo a segunda federação das Américas, atrás apenas do Uruguai (11º). Sendo assim, a equipe chega com moral para os desafios do Pan. Sonhando com a classificação para a chave principal, ainda teremos no meio do caminho o qualificatório para a Copa do Mundo da modalidade, que acontece em julho, na Holanda. Os rivais são: Espanha, Nova Zelândia e Mali.

A expectativa é que o elenco brasileiro tenha bom desempenho em Lima, sendo também um dos candidatos para a conquista da medalha de ouro. Além de Brasil e Uruguai, o time dos Estados Unidos também registra resultados interessantes, sendo apenas o 32º no ranking.

Local da competição

Ginásio Coliseo Eduardo Dibos

Local: San Borja, Lima

Capacidade: 6.000 torcedores

A estrela dos Jogos

Entre os times que estarão nos Jogos Pan-Americanos, o ranking individual de atletas tem a primeira representante das Américas surgindo apenas na 136ª posição: Victória Pereyra, do Uruguai. O domínio asiático e europeu é muito grande entre as líderes gerais. Mesmo assim, a equipe celeste, dona da melhor pontuação entre as federações do continente, vem com moral para a disputa e projeta conquistas em Lima 2019.

O esporte

As regras do basquete 3×3 são semelhantes ao basquete tradicional. No entanto, as diferenças devem ser destacadas. Como o nome já diz, cada time envolvido pode mandar apenas três jogadores para a quadra. Por sua vez, a contagem dos pontos recebe outro tratamento: para cada arremesso convertido dentro do arco, um ponto; acertos de trás do arco, dois pontos garantidos.

O duelo tem duração de dez minutos. Se alguma equipe fizer 21 pontos antes do tempo regulamentar, a vitória está automaticamente confirmada. Além disso, vale mencionar que o esporte recebe um caráter urbano em sua criação, mantido como tradição. Durante o jogo, músicas agregam ao evento.