Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro de Halterofilismo tem quebra de recorde

A paraibana Maria Luzineide de Oliveira levantA 90kg, em sua segunda pedida, e estabelece novo recorde brasileiro, com seis quilos a mais que a marca anterior.

Daniel Zappe/CPB/MPIX

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Halterofilismo começou com quebra de recorde brasileiro na categoria até 50kg, com a atleta Maria Luzineide de Oliveira (ASDEF-PB), nesta sexta-feira, 12 de outubro. A competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e conta com a participação de 94 halterofilistas.

A paraibana levantou 90kg, em sua segunda pedida, e estabeleceu o novo recorde brasileiro, com seis quilos a mais que a marca anterior. O peso também supera o recorde das Américas, mas por se tratar de uma competição nacional, a marca não será homologada.

“Esse era um peso que eu já vinha trabalhando há um tempo, foi um trabalho intenso e deu muito certo. Foi o resultado que a gente trabalhou para alcançar”, disse a atleta de 44 anos.

Maria Luzineide tem sequelas de poliomielite nas pernas e começou no paradesporto na natação. Em 2004, iniciou o halterofilismo e no seguinte já estava representando o Brasil no Mundial da modalidade.

Nesta temporada, Maria decidiu subir de categoria – saiu da até 45kg para até 50kg – para conseguir manter melhor o peso corporal e ter bons resultados. “Depois dos 40 anos eu comecei a ter muita dificuldade para me manter dentro dos 45kg, então conversei com o técnico e decidimos subir de categoria. Ficou mais confortável para mim assim”, comentou a campeã brasileira.

Ainda nesta manhã de sexta-feira, a jovem Lara Aparecida (CDDU/MG), de 15 anos, quebrou o recorde brasileiro júnior com 70kg.

Simultaneamente, acontece o Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas, que conta com a participação de 40 esgrimistas. O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e encerra nacionalmente as competições de ambas as modalidades.

Confira abaixo os resultados do halterofilismo desta sexta-feira, 12 de outubro
categoria -41kg feminino
Lara Aparecida de Lima (CDDU/MG) – ouro – 70kg (novo recorde brasileiro junior)

Categoria -45kg feminino
Maria Iracema de Sousa (CFB/DF) – ouro – 52kg

Categoria -50kg feminino
Maria Luzineide de Oliveira (ASDEF/PB) – ouro – 90kg (recorde brasileiro)
Maria Rizonaide da Silva (SADEF/RN) – prata – 83kg

Categoria -55kg feminino
Rene Souza (SADEF/RN) – ouro – 85kg
Camila de Andrade (CDDU/MG) – prata – 71kg
Ana Paula Marques (CFB/DF) – bronze – 70kg

Categoria -54kg masculino
Dorival Jorge (AEA/PR) – ouro – 105kg
Carlos Antonio Cassim (CDDU/MG) – prata – 98kg
Rogerio Bena (AEA/PR) – bronze – 95kg

Mais em Paralimpíada Todo Dia