Siga o OTD

Levantamento de Peso

Com recorde e três ouros, Fernando Reis brilha no Pan-Am

Reprodução

Fernando Reis conquista três ouros no Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Peso e é o detentor do novo recorde Pan-Americano da categoria

Fernando Reis teve um dia quase perfeito nesta sexta-feira (18) no Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Peso. Além de garantir o novo recorde Pan-Americano da categoria acima de 105 kg, ele conquistou medalhas de ouro no arranco, arremesso e no geral.

No arranco, foi necessária apenas uma saída para Fernando Reis garantir o primeiro lugar. O brasileiro foi o último atleta a entrar e começou com a barra pesando 190 kg, quatro quilos a mais do máximo levantado até ali por outros atletas. Sem muitas dificuldades, Reis colocou a barra para cima e garantiu o primeiro lugar.

A partir daí, o objetivo se tornou o recorde Pan-Americano. Na segunda saída, ele levantou 196 kg e, na terceira, destruiu o recorde ao colocar para cima 201 kg.

O filme se repetiu na prova de arremesso. Fernando foi mais uma vez o último a entrar e, novamente, assegurou o primeiro lugar já na primeira entrada, ao levantar 226 kg.

Garantido o ouro, o foco do halterofilista brasileiro se voltou para o somatório geral e o recorde Pan-Americano de arremesso. Na segunda entrada, ele jogou para cima 235 kg, garantindo a vitória no total. No último levantamento, Reis tentou 245 kg, o que lhe garantiria o recorde, mas dessa vez ele falhou e terminou com o total de 436 kg.

Antes do início da competição, Fernando Reis disse que encararia o Pan-Americano como uma competição contra ele mesmo.

 

“Eu já passei do Pan-Americano. Sou campeão pan-americano nem me lembro quantas vezes, mas para galgar mais um degrau no Mundial. Por mais que eu queira me desafiar mentalmente, você acaba ficando confortável com a situação por já ter ganho a competição algumas vezes, por não querer se machucar, você acaba tirando o pé um pouco antes. Só que quando chega o Mundial eu não posso me dar esse luxo. Tem que estar com o pé no fundo. É uma estratégia que a gente vem mudando para quando chegar o Pan-Americano, eu nem competir contra ninguém, competir com os números estabelecidos e, se eu não conseguir atingir esses números, eu vou perder”, explica.

A obsessão pela medalha olímpica fez Fernando declarar “guerra” aos números. Segundo o halterofilista, ele coloca os números que quer atingir em todos os lugares à sua vista.

“Os números que eu quero levantar eu coloco em tudo quanto é lugar: senha do banco, cartão de crédito, tudo… senha do facebook… em tudo eu coloco os números que eu quero fazer na competição. Então, constantemente, eu estou escrevendo e colocando aqueles números”.

 

Mais em Levantamento de Peso