Siga o OTD

Levantamento de Peso

Esperança de medalha, Rosane Santos decepciona no Mundial

Candidata ao pódio no arranque, Rosane Santos decepcionou no Mundial de levantamento de peso. Por outro lado, Letícia Laurindo ficou em oitavo no arremesso e terminou em nono no total.

Rosane Santos chegou ao Mundial de levantamento de peso como candidata à medalha na prova de arranque na categoria até 53kg. A atleta, no entanto, errou suas três tentativas e não conseguiu nenhuma marca válida. No arremesso, ela conseguiu levantar apenas 100kg e ficou na 16ª. colocação. Quem roubou a cena entre as brasileiras foi a jovem Letícia Laurindo. Com 80kg, ela ficou em 12º. no arranque, mas foi muito bem ao erguer 107kg no arremesso para terminar na oitava colocação. Na soma total, ela ficou com 183kg, obtendo um histórico oitavo lugar.

Diferente da Olimpíada, que só dá medalha para a soma total, no Mundial de levantamento de peso, são três as disputas por categoria. Entre as atletas até 53kg, as três medalhas de ouro ficaram com a mesma competidora: a tailandesa Sopita Tanasan, que venceu o arranque com 96kg, conquistou o lugar mais alto do pódio no arremesso com 114kg e somou 210kg para ganhar também no total.

O curioso é que Sopita Tanasan não competiu nesta categoria na Olimpíada do Rio de Janeiro. Em 2016, ela disputou os Jogos entre as atletas até 48kg e conquistou a medalha de ouro. Na noite desta quinta-feira, ela teve como principal adversária a bicampeã olímpica dos 53kg, Shu Shing Su, de China Taipé.

As duas lutaram quilo a quilo pela medalha de ouro no arranque. Su fez 90kg em sua primeira tentativa, enquanto Tanasan levantou 91kg. Logo em seguida, a atleta de Taipé ergueu 93kg, mas a tailandesa conseguiu alcançar 94kg. Na terceira chance, Su falhou quando tentou levantar 95kg, fato que garantiu a medalha de ouro para a adversária, que completou a prova com 96kg. A medalha de bronze foi conquistada por Kristina Shermatova, do Turcomenistão.

O detalhe é que Shu Shing Su machucou o ombro em sua última tentativa no arranque e, por conta da lesão, desistiu de competir no arremesso, prova em que era a grande favorita. Sem ela, o caminho ficou livre para Sopita Tanasan ganhar mais o ouro. Hidilyn Diaz, de Filipinas, ficou com a prata, e Kristina Shermetova faturou mais um bronze. No total, Tanasan foi a vencedora. Shermetova garantiu a medalha de prata. E Diaz encerrou a disputa com a terceira colocação.

Receba novidades do OTD

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!

Mais em Levantamento de Peso