Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro paralímpico reúne melhores do ano em São Paulo

Nomes de destaque do país estarão na disputa. Treze deles subiram ao pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Casos como dos paulistas Bruno Carra (até 54kg) e Mariana D’Andrea (até 67kg).

Brasileiro de Halterofilismo reúne melhores do ano em SP
Daniela Porcelli/CPB

Começa nesta sexta-feira, 8, o Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico. A competição contará com a participação de 104 atletas de 11 estados e do Distrito Federal.

O evento acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, se estenderá até sábado, 9, e será o último da temporada. Os oito melhores atletas do país de cada categoria participam do Brasileiro, de acordo com o regulamento da modalidade.

Os halterofilistas tiveram a oportunidade de garantir vaga no Brasileiro por meio de três etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa da modalidade. A primeira fase foi realizada em João Pessoa, na Paraíba, em março, e a segunda aconteceu em Curitiba, em abril. A terceira etapa, por sua vez, ocorreu em setembro, também no CT Paralímpico, em São Paulo.

Nomes de destaque do país estarão na disputa. Treze deles subiram ao pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Casos como dos paulistas Bruno Carra (até 54kg) e Mariana D’Andrea (até 67kg). Ao todo, o Brasil deixou a capital peruana como o país mais laureado do halterofilismo. Foram 16 medalhas: seis ouros, três pratas e sete bronzes.

O sucesso no Parapan de Lima sucedeu a campanha do Brasil no Mundial da modalidade, que aconteceu em Nur-Sultan, no Cazaquistão, em julho. A delegação brasileira subiu quatro vezes ao pódio no país centro-asiático. Lucas Manoel (ouro na categoria até 49kg), Marcos Terentino (ouro até 54kg) e Vinicius Freitas (prata até 80kg), todos na versão Júnior (até 20 anos), medalharam. A equipe mista do país, composta por Bruno Carra e Mariana D’Andrea e o baiano Evânio Rodrigues, foi vice-campeã.

Mais em Paralimpíada Todo Dia