Siga o OTD

Levantamento de Peso

Fernando Reis obtém liminar para disputar o Pan-Americano

Com Fernando Reis, Mundial de Levantamento de Peso começa nesta terça-feira

Fernando Reis, quinto colocado na Olimpíada do Rio de Janeiro no levantamento de peso, conseguiu na segunda-feira uma liminar, através da  6ª Vara Cível Federal de São Paulo, para que possa disputar o Pan-Americano da modalidade, em julho nos EUA, segundo notícia dada pelo “Estadão”. Em meio a briga de poderes entre a federação paulista e a confederação brasileira o atleta não havia sido convocado para competição continental, única forma de chegar até o Mundial, em novembro.

Segundo a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, a competição classificatória para o Pan-Americano era o Campeonato Brasileiro, disputado em maio, que Fernando não esteve presente. Contudo, o atleta participou de um torneio em Doral, onde fez a marca de 412 kg no total, 44 kg acima do índice exigido pela CBLP. Ele esperava homologar o resultado para representar o Brasil no Pan. A CBLP, entretanto, não tinha reconhecido a validade da competição norte-americana.

Segue abaixo trecho da Liminar: 

“Defiro parcialmente a liminar requerida, para determinar que a ré Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos proceda à reserva da vaga do Autor junto à lista de inscrição dos atletas brasileiros da modalidade de levantamento de peso que participarão do evento denominado ‘Campeonato Pan-Americano Adulto 2017’, a fim de assegurar a sua eventual participação na competição referida.

No que concerne especificamente às provas de qualificação para o evento “Campeonato Pan-Americano 2017”, observa-se, da leitura do regulamento apresentado como Doc. ID nº 1598341, item nº 14, que a marca mínima qualificativa para a categoria descrita como “Pan-Americano Adulto” seria de 368 kg para atletas masculinos com peso superior a 105 kg. Nesse cenário, o Autor apresenta aos autos as tabelas de docs. ID números 1598411, 1598429 e 1598434, nas quais é possível aferir, sem grandes dificuldades, a obtenção da marca de 412 quilos durante as provas classificatórias. Corroborando o fato, consta, ainda, dos autos, ofício remetido à ré CBLP pela Federação Paulista de Levantamento de Peso informando que o Autor atingira a marca de 412 kg, “superando o índice pré-estabelecido pela Convocatória em seu item 14” (Doc. ID nº 1598434)

 

 

Mais em Levantamento de Peso