Siga o OTD

Levantamento de Peso

Disputa política afasta Fernando Reis do Pan e do Mundial

Com Fernando Reis, Mundial de Levantamento de Peso começa nesta terça-feira

A seleção brasileira de levantamento de peso foi convocada para o campeonato Pan-Americano da modalidade, que acontece em Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 27 de julho deste ano. A ausência é Fernando Reis, quinto colocado na Olimpíada do Rio e melhor atleta do país na modalidade, que, segundo o GloboEsporte.com, está no meio de uma disputa política entre a Federação Paulista e a Confederação Brasileira.

Fernando Reis está desde fevereiro treinando nos Estados Unidos, por conta própria com o auxílio de patrocinadores individuais. Ele não veio ao país para a disputa do Campeonato Brasileiro, optou por disputar uma competição nos Estados Unidos e conseguiu bater a marca mínima exigida. Contudo, a marca não foi reconhecida pela Confederação Brasileira e o atleta acabou fora da convocação.

O Pan-Americano é o único caminho para o Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado nos Estados Unidos em novembro. Na reportagem publicada pelo Globoesporte.com, tanto o staff do atleta como a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso se posicionaram.

“A convocação foi feita no sábado, convocamos 12 atletas e vamos aumentar esse time para 16. Nossa posição é que, lamentavelmente, ele não participou do Campeonato Brasileiro, e os critérios já estavam definidos. Oito atletas masculinos fizeram índices. A gente desconhece essa competição realizada nos EUA “, disse Enrique Monteiro presidente da CBLP.

” Tudo com a Confederação é mais complicado, com a Confederação é sempre assim, difícil. A FPLP enviou por e-mail e por Correios informando o ocorrido, bem como enviando a Súmula da Competição realizada nos EUA . A CBLP não respondeu nem ao e-mail e nem a Carta enviada pelos Correios”, disse Horácio Reis, pai de Fernando ,e presidente da Federação Paulista.

A Seleção Brasileira foi convocada a partir dos resultados obtidos pelos atletas, levando em conta o resultado no Campeonato Brasileiro Adulto 2017, que foi o único evento seletivo. A equipe feminina poderá ser “completada”, excepcionalmente, com mais quatro atletas devido ao fato que a competição vai valer vagas para os Jogos Pan-americanos de Lima/2019.

Abaixo os atletas convocados.

Feminino
Rosane dos Reis Santos – Categoria 53kg
Leticia Cristina Laurindo Moraes – Categoria 53kg
Bruna Luana Nascimento Piloto – Categoria 63kg
Monique Maria Lima de Araújo – Categoria 75kg

Masculino 

Rafael Fernandes Silveira – Categoria 69kg
Whillian Alexey Alvarado Celis – Categoria 69kg
Rafael Machado Gaspar – Categoria 77kg
Welisson Rosa da Silva – Categoria 85kg
Josué Lucas Ferreira – Categoria 85kg
Marco Túlio Gregório Machado – Categoria 94kg
Rogério Almeida de Sousa – Categoria 105kg
Mateus Filipe Gregório Machado – Categoria +105kg

 

Mais em Levantamento de Peso