Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Halterofilistas abrem temporada em etapa do Circuito Brasil

Cento e vinte atletas do halterofilismo competem a partir desta sexta-feira, 15, na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa. Provas de atletismo e natação têm início no sábado, 16

Daniel Zappe/CPB/MPIX
Competições de halterofilismo abrem nesta sexta-feira, 15, a partir das 9h, a etapa Norte-Nordeste do Circuito Brasil. O evento acontecerá na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, e se estenderá até domingo, 17. Haverá a participação de 592 atletas, sendo 299 de atletismo, 173 nadadores e 120 halterofilistas. Esta será a primeira competição de halterofilismo em solo nacional na temporada 2019.
A Seleção foi representada em fevereiro em Dubai, onde houve uma etapa da Copa do Mundo da modalidade. Agora, volta seu foco à preparação ao Campeonato Mundial, que acontecerá em Astana, no Cazaquistão, em julho, e aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto. Neste contexto, a competição em João Pessoa, e a segunda fase nacional, que acontecerá de 12 a 14 de abril, em Curitiba, são vitais.
“As primeiras etapas nacionais do halterofilismo no Circuito Brasil valem muito para todos nós, principalmente em termos de preparação. São estes os eventos que nos colocarão no melhor nível para o Mundial de Astana, em julho, em seguida o Parapan. Espero conquistar mais medalhas por aqui”, disse Lara Aparecida, que ficou com um ouro na categoria júnior e um bronze no adulto, ambas até 41kg, em Dubai.
Além de preparar os atletas de ponta do país, as competições nacionais de halterofilismo têm grande importância na descoberta de novos talentos. Nomes como o baiano Evânio Rodrigues, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, são do Nordeste e foram descobertos em eventos desta natureza.
“Pelo números de inscritos, podemos ver que será uma competição muito boa. Mais importante ainda, será uma oportunidade para os atletas da região, uma vez que vários deles farão suas estreias no esporte. Temos grandes campeões que surgiram no Nordeste e tenho certeza que ótimos frutos serão colhidos aqui”, disse Valdeci Lopes, técnico de halterofilismo do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O halterofilismo é a única modalidade disputada nesta sexta-feira em João Pessoa. A partir de sábado, haverá as provas de atletismo e natação, sempre com início às 8h (mais informações abaixo). Medalhistas paralímpicos, como Thalita Simplício (atletismo), Luis Silva e Adriano Lima (natação), estarão em ação.
Este será o segundo estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Haverá ainda as fases regionais Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. Competidores de atletismo e natação que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais, em São Paulo. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.

Mais em Paralimpíada Todo Dia