Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fatura dois ouros no primeiro dia da Copa do Mundo

Além dos dois ouros entre os juniores, Brasil conquista outras quatro medalhas de bronze no primeiro dia em Dubai

Reprodução/CPB

Nesta sexta-feira (08), a equipe do Brasil conquistou seis medalhas no dia que marcou a abertura de mais uma etapa da Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico, disputada em Dubai, nos Emirados Árabes. Entre os Juniores, Lara conquistou o ouro, assim como Marcos Gabriel Cruzato. Além deles, Lucas Manoel ficou com o bronze. No âmbito principal, João Maria França Júnior, Bruno Carra e a própria Lara alcançaram o terceiro lugar nas respectivas categorias.

Ao todo, 241 atletas de 39 países participam da competição. A etapa de Dubai, inclusive, é considerada uma das mais fortes. O Brasil está representado por 17 halterofilistas.

Juniores

Pelo naipe feminino, na categoria até 41 kg, Lara Aparecida fechou com a medalha de ouro ao marcar 73 pontos. Na sequência, Tursynay Kabyl (61), do Cazaquistão, ficou com a prata, enquanto a ucraniana Kseniia Tokar (60) terminou com o bronze.

No masculino, categoria até 54 kg, Marcos Gabriel Cruzato anotou 98 pontos e conquistou o primeiro lugar, juntamente com a medalha de ouro. Osama Albaloushi (80), dos Emirados Árabes, e Uluu Azizbek (75), do Quisquistão, completam o pódio.

Lucas Manoel do Santos terminou em terceiro lugar na categoria até 49 kg do masculino. Com 118 pontos, levou a medalha de bronze para casa. Mohammad Alshnaiti, da Jordânia, e Boryslav Nekrotiuk, da Ucrânia, terminaram com ouro e prata, respectivamente.

Senior

Lara Aparecida foi a primeira a entrar em cena. Na categoria até 41 kg do naipe feminino, a brasileira anotou 73 pontos na tabela geral de classificação, garantindo a terceira colocação e o bronze. Noura Baddour (82), da Síria, e Samira Guerioua (78), da Argélia, terminaram na primeira e segunda posições, respectivamente.

No masculino, Bruno Carra teve bom desempenho na categoria até 54 kg. Com 161 pontos ao final da prova, Bruno levou para casa a medalha de bronze, ficando apenas cinco pontos atrás do egípcio Taha Abdelmagid e do grego Dimitrios Bakochristos, ambos finalizando com 166.

João Maria França Júnior também batalhou em busca de uma medalha em Dubai. O bronze veio na categoria até 49 kg do masculino, com a pontuação derradeira marcando 144. Acima de João, Hamadeh Qarada (165), da Jordânia, e Parvin Mammadov (145), do Azerbaijão, conquistaram ouro e prata, respectivamente.

Confira a sequência dos brasileiros na Copa do Mundo:

09/02 (Sábado): Maria Luzineide (-50 kg) e Heleno Victor (-65 kg).
10/02 (Domingo): Mariana D’Andrea (-67 kg), Ezequiel Correa (-72 kg) e Vinícius de Freitas (-80 kg).
11/02 (Segunda-feira): Evânio da Silva (-88 kg) e João Pedro Santos (-88 kg).
12/02 (Terça-feira): Maria Rita de Oliveira (-86 kg), Tayana Medeiros (-86 kg), Márcia de Menezes (+86 kg) e Mateus Silva (-107 kg)

Mais em Paralimpíada Todo Dia