Siga o OTD

Laguna Olímpico

Primeiro Pan Junior será classificatório para Santiago-2023

Nova competição para jovens atletas das Américas destinará vagas a seus medalhistas para a próxima edição dos Jogos Pan-Americanos

Pan-Americano Junior Cali
Edifício mais alto de Cali tem show pirotécnico na cerimônia de um ano para o Pan Junior (Panam Sports)

Com uma cerimônia que marcou a data de um ano para sua abertura, o primeiro Pan-Americano Junior foi lançado na noite desta quarta-feira (9) em Cali, na Colômbia. A competição criada pela Panam Sports, voltada para os jovens atletas das Américas, será realizada entre os dias 9 e 19 de setembro do ano que vem. E o evento terá ainda uma atração a mais: será classificatório para o Pan-Americano de Santiago-2023.

Praticamente todos os 27 esportes (e 39 modalidades) que estarão em disputa no Pan Junior-2021 classificarão os vencedores de cada prova individual ou coletiva, em ambos os gêneros. No caso do wrestling, as vagas serão destinadas ao comitê olímpico nacional que conquistar as medalhas de ouro nestas provas.

+ Santiago apresenta projeto de Vila Pan-Americana do Pan-2023

Existem duas exceções neste sistema de premiação criado pela Panam Sports em sua nova competição. O handebol feminino e masculino classificará o campeão de cada naipe para o respectivo Mundial Junior. Já o basquete 3X3 concederá pontos para as equipes campeãs no ranking da Fiba (Federação Internacional de Basquete).

Veja aqui a distribuição de vagas por modalidade no Pan-Americano Junior

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

O Pan-Americano Junior já estava confirmado desde 2019. Mas, diante do adiamento da Olimpíada de Tóquio para 2021, pela pandemia do coronavírus, sua data ainda não havia sido confirmada. O Pan Junior-2021 reunirá os 41 países das Américas.

+ Curta a página do blog no Facebook

Participarão um total de 3.500 atletas, na faixa de idade entre 14 e 22 anos. Com o adiamento da Olimpíada da Juventude de Dacar (Senegal), que seria em 2022, Cali receberá a principal competição multiesportiva para os jovens talentos do esporte olímpico neste ciclo.

+ O blog também está no Instagram. Siga

As modalidades esportivas que estarão em disputa no Pan-Americano Junior são as seguintes: aquáticos (natação, nado artístico e saltos ornamentais), atletismo, badminton, basquete 3X3, boliche, boxe, canoagem velocidade, caratê, ciclismo BMX, ciclismo MTB, ciclismo pista, ciclismo estrada, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica trampolim, judô, levantamento de peso, patinação artística, patinação velocidade, skate, pentatlo moderno, remo, squash, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Mais em Laguna Olímpico