Siga o OTD

Atletismo

Após seis meses, Thiago Braz volta às competições na Itália

Campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz participará neste sábado de um meeting na cidade de Trieste

Thiago Braz em ação pelo seu ex-clube, o Esporte Clube Pinheiros
Após quase seis meses sem saltar por causa da pandemia, Thiago Braz compete neste sábado (Facebook/thiagobrazoficial)

Foi uma longa espera. Mais precisamente 175 dias, ou arredondando, quase seis meses. Neste sábado (1º), finalmente o campeão olímpico do salto com vara Thiago Braz voltará a participar de uma competição oficial. Na cidade de Trieste, na Itália, o brasileiro estará em ação no 13º Meeting Internacional Triveneto. O início da prova está programado para as 13h25 (horário de Brasília).

Será a primeira competição do brasileiro, que foi medalha de ouro na Olimpíada Rio-2016, desde 8 de fevereiro. Na ocasião, em um meeting indoor (pista coberta) realizado em Roeun (FRA), Braz ficou em quarto lugar, com a marca de 5,74 m.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Era a largada para uma temporada que prometia muito para o brasileiro. Após um ciclo olímpico complicado, Thiago Braz havia planejado uma série de competições para chegar em condições de brigar pelo bicampeonato olímpico no salto com vara em Tóquio-2020.

A explosão da pandemia do coronavírus, contudo, jogou o planejamento no lixo. Braz decidiu ficar na Itália, em Fórnia, onde treina sob orientação do técnico Vitaly Petrov. Em entrevista ao blog, em abril, ele disse que quando a situação se agravou, especialmente na Itália, decidiu-se pela permanência na Europa. “Não imaginava que pudéssemos passar por uma situação como esta e ficar tanto tempo sem treinar ou competir”, disse o brasileiro ao Olimpíada Todo Dia.

+ Curta a página do blog no Facebook

A presença de Thiago Braz será uma das grandes atrações do Meeting Internacional Triveneto. No salto com vara, é o maior nome que aparece na lista de inscritos. Quinto colocado no ranking mundial da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), Braz terá como maior rival na prova o filipino Ernest John Obiena, 16º melhor classificado no ranking mundial. Entre os inscritos, tem o melhor resultado alcançado neste ano (5,81 m).

+ O blog também está no Instagram. Siga

Outra estrela do atletismo mundial que disputará a competição em Trieste será o sul-africano Wayde van Niekerk, campeão olímpico na Rio-2016 e recordista mundial dos 400 m.

Mais em Atletismo