Siga o OTD

Laguna Olímpico

COI se reúne online para discutir efeitos do coronavírus

Comitê executivo do COI terá encontro virtual nesta quinta (14) e pode trazer novidades a respeito da Olimpíada de Tóquio

Pride House Olimpíada de Tóquio - Tóquio 2020 - coronavírus
Comitê executivo do COI irá tratar dos efeitos do coronavírus no esporte olímpico (Flickr/COI)

Menos de dois meses desde o adiamento da Olimpíada de Tóquio para o ano que vem foi anunciado, em razão da pandemia do coronavírus, os dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) voltarão a se reunir nesta quinta-feira (14). Virtualmente, é claro, como mandam as regras de isolamento social. E o cardápio do encontro terá como assunto principal os efeitos que o coronavírus causou no esporte mundial.

Não deixa de ser irônico (apesar de óbvia) a preocupação da cartolagem do COI em discutir o coronavírus. Ainda está muito fresca na minha memória a irritante letargia com a qual o alemão Thomas Bach (com forte contribuição do comitê organizador, é bom que se diga) tratava a possibilidade de um adiamento. Isso em um momento em que as competições iam sendo canceladas em efeito cascata.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Não se esqueçam que o COI e Japão só tomaram atitudes mais efetivas quando começaram a pipocar as primeiras ameaças de boicote, caso tentassem manter os Jogos para este ano.

Shinzo Abe e Thomas Bach, coronavírus Olimpíada de Tóquio
O primeiro-ministro japonês. Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach, durante o encerramento da Olimpíada Rio-2016 (IOC/Ian Jones)

Isto posto, o fato é que exatos 52 dias após o anúncio de adiamento para julho de 2021, a reunião do Comitê Executivo do COI deve dar algumas pistas sobre como o esporte irá se portar a partir de quando a pandemia começar a retroceder.

+ Curta a página do blog no Facebook

Entre os pontos que serão discutidos, o item “Consequências da Covid-19” ocupa a maior parte da pauta da reunião. Serão tratados os efeitos do coronavírus para atletas, federações internacionais e comitês nacionais, entre outras entidades. A questão do antidoping e os procedimentos para seguir fazer testes nos atletas também serão temas de discussão.

O encontro do Comitê Executivo também irá tratar da evolução dos trabalhos da força-tarefa batizada “Tokyo 2020 – Here We Go” (em português, algo como Tóquio 2020 – Vamos em frente). Este grupo trata das questões mais delicadas que envolvem a remarcação da Olimpíada para o ano que vem. A expectativa é que uma versão consolidada do novo calendário de qualificações olímpicas esteja sendo finalizada.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Entre os temas que devem ser discutidos, certamente estarão detalhes como o custo pela remarcação e o que cada lado envolvido na organização (COI e comitê organizador) deverá arcar. Bem possível ainda que sejam discutidas as opiniões pouco otimistas do próprio primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Ele coloca a realização da Olimpíada sob dúvidas, caso a pandemia não seja controlada.

Ainda na quinta-feira, Thomas Bach deverá conceder uma coletiva, também via teleconferência. A conferir se o mandatário do COI terá boas notícias para relatar.

Mais em Laguna Olímpico