Siga o OTD

Tóquio 2020

Comitê da Wada recomenda punição e Rússia pode ser excluída de Tóquio

Agência antidoping não ficou satisfeita com as explicações sobre suspeita de manipulação de dados no laboratório de Moscou no começo do ano

Comitê de Conformidade da Wada recomenda “forte punição” à agência russa antidoping (Crédito: AFP)

A próxima reunião do comitê executivo da Wada (Agência Mundial Antidoping), prevista para 9 de dezembro, em Paris, pode trazer péssimas notícias para a Rússia. A mais grave delas, até mesmo o banimento completo do país da Olimpíada de Tóquio-2020.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Nesta sexta-feira (22), o Comitê de Revisão de Conformidade (CRC) divulgou uma nota, no site da Wada, na qual faz uma recomendação para que seja feita uma notificação à Rusada, a agência russa antidopagem. Os detalhes não foram divulgados, mas o CRC não ficou satisfeito com as explicações russas a respeito da suspeita de manipulação de dados do laboratório de Moscou, recolhidos em janeiro deste ano.

O CRC sugere “sérias consequências de acordo com o Padrão Internacional para Conformidade de Códigos pelos Signatários”. O CRC alega que deu a oportunidade “à Rusada e ao Ministério do Esporte para darem as explicações necessárias desde 17 de setembro.

Após ter sido duramente punida na Olimpíada Rio 2016 e banida completamente na Paralimpíada do Rio, já se especula que o Comitê Executivo da Wada sugira um banimento total dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020.

VEJA TAMBÉM:

Wada surpreende ao adotar solução política e evitar punição à Rússia 
Wada precisa ser rigorosa com a cara de pau da Rússia 
Rússia menospreza combate ao doping ao impedir acesso da Wada em laboratório

Seria um castigo duríssimo para o esporte da Rússia, que tenta ainda recuperar a sua credibilidade. Tudo isso após ter sido descoberto um enorme esquema de doping, com apoio do próprio governo russo, em 2015.

Na Olimpíada do Rio, o COI (Comitê Olímpico Internacional) deixou a responsabilidade de punir ou não os atletas russos nas mãos de cada federação internacional. Já o IPC (Comitê Paralímpico Internacional) foi impiedoso e baniu a Rússia dos Jogos de 2016

No atletismo, esporte com maior número de casos positivos dos russos, a Iaaf (Associação das Federações Internacionais de Atletismo) até hoje não retirou a suspensão do país. Os atletas considerados limpos disputam as provas oficiais sob bandeira neutra.

Diante do que a Wada apresentará no dia 9, é difícil acreditar que passem o pano nas condutas antiéticas do esporte da Rússia.

Mais em Tóquio 2020