Siga o OTD

Laguna Olímpico

Datas que você precisa guardar para a Olimpíada de Tóquio

Se o Coronavirus não atrapalhar, veja quais os dias mais importantes na contagem regressiva para os Jogos de 2020

A Alta Sacerdotisa acende em Olímpia a tocha olímpica da Olimpíada de Inverno de 2018 (Crédito: COI)

Dizem que no Brasil o ano só começa para valer após o Carnaval, certo? Bom, se partimos desta lógica, já é possível contar os dias para o início do maior evento esportivo da temporada, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020.

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Ainda não se sabe se o Coronavirus, que vem causando apreensão e morte em vários países, inclusive o Japão, irá interferir na realização da Olimpíada. Mesmo assim, o blog traz uma pequena agenda de datas para o torcedor ficar ligado. Lembre-se: nesta quinta-feira (27), faltam exatamente 148 dias para a abertura dos Jogos de Tóquio-2020.

12 de março – Cerimônia da chama olímpica

Um dos momentos mais significativos da Olimpíada. Nas ruínas do Templo de Hera, em Olímpia, ocorre a cerimônia do acendimento da chama olímpica e que dará a largada para o revezamento da tocha. A chama é acesa pelos raios do Sol e uma Alta Sacerdotisa ilumina a tocha.

O revezamento começará com uma atleta grega, Anna Korakaki, medalha de ouro no tiro na Olimpíada Rio-2016. Em seguida, ela passará a tocha para Noguchi Mizuki, campeã olímpica da maratona em Atenas-2004. Durante uma semana, o fogo olímpico percorrerá várias regiões da Grécia.

19 de março – Entrega da chama para Tóquio

No tradicional Estádio Panathinaiko, mesmo local que recebeu competições da primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896, o fogo olímpico será entregue aos representantes do Japão.

20 de março – Chegada do fogo olímpico ao Japão

De avião, batizado de “Tokyo 2020 Go”, a chama olímpica chegará ao território japonês na base aérea de Matsushima, na província de Miyagi. Os campeões olímpicos japoneses Nomura Tadahiro (judô, em Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004) e Yoshida Saori (wrestling, ouro em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012) escoltarão a chama até o Japão.

26 de março – Início do revezamento da tocha

O revezamento da tocha olímpica terá como ponto inicial a cidade de Fukushima, a mais afetada pelo tsunami e terremoto de 2011. Pelo planejamento inicial, o evento irá durar 121 dias, percorrendo 859 municípios do país. Em razão da crise do Coronavirus, os organizadores já admitiram que podem diminuir a extensão do revezamento. Um total de 10 mil pessoas irão transportar a tocha com o fogo olímpico.

6 de julho

Última data para inscrição dos atletas que vão competir nos Jogos.

21 de julho

A partir das 21h (horário de Brasília), 9h da manhã de 22/7 em Tóquio, começa o primeiro evento esportivo de Tóquio-2020, que será uma partida de softbol feminino no Fukushima Azuma Stadium.

22 de julho

Estreia da seleção brasileira feminina de futebol. Local e horário ainda dependem do sorteio dos grupos

23 de julho

Estreia da seleção brasileira masculina de futebol. Local e horário ainda dependem do sorteio dos grupos

24 de julho

Cerimônia de abertura, no Estádio Olímpico de Tóquio, a partir das 8h (horário de Brasília)

25 de agosto

Cerimônia de abertura da Paralimpíada, no Estádio Olímpico de Tóquio, a partir das 8h (horário de Brasília)

Mais em Laguna Olímpico